Ciclocidade e CicloBR divulgam resultado da pesquisa "Eleições 2012 e a Bicicleta em São Paulo"


Uma cidade com pouca infraestrutura cicloviária, condições difíceis para ciclistas e pouco estímulo à adoção da bicicleta. Esta é apenas uma das análises obtidas a partir dos resultados da pesquisa "Eleições 2012 e a Bicicleta em São Paulo", realizada entre os dias 22/05 e 04/06.

 

Com 25 questões a serem respondidas por meio de um formulário on line, a pesquisa obteve 1017 respostas, vindas de 76 dos 96 distritos da cidade de São Paulo e outros 8 municípios da Região Metropolitana. Das mais de mil pessoas que responderam ao questionário, com idade entre 14 e 66 anos, 45% afirmaram usar a bicicleta como meio de transporte diariamente e 68% informaram ser do sexo masculino.

 

Organizadas em cinco grandes eixos, a pesquisa abordou questões de infraestrutura para circulação, como a construção de ciclovias em avenidas; educação e fiscalização, como a inserção de educação para o trânsito nas escolas; infraestrutura de estacionamento, como construção de bicicletários integrados aos transportes públicos; administração pública e participação, como a regulamentação de leis sobre bicicletas já existentes; e outros programas e iniciativas, como projetos de compartilhamento de bicicletas.

 

As respostas classificaram cada um dos ítens em cinco níveis: “não é importante”, “pouco importante”, “importante”, “muito importante” e “fundamental”. Os itens mais destacados entre todos listados pela pesquisa foram a fiscalização de motoristas (95% das respostas consideradas “fundamental” ou “muito importante”), a implantação de um plano cicloviário para toda a cidade (94%), o cumprimento de prazos para projetos cicloviários já existentes (94%), bicicletários integrados ao transporte coletivo (93%) e a necessidade de reforço na educação para motoristas (92%).

 

Os resultados da pesquisa explicitam uma grave carência de políticas públicas em favor das bicicletas: quase todos os 25 itens disponíveis tiveram um alto indice de respostas “Fundamental” ou “Muito importante”.

 

Promovida pela Ciclocidade, em parceria com o Instituto CicloBR, a pesquisa faz parte do projeto “Eleições 2012 e a Bicicleta em São Paulo”, realizado pelas duas entidades e que pretende assegurar o compromisso dos candidatos ao Legislativo e Executivo municipais com a mobilidade por bicicletas e estimular as discussões sobre esta forma de transporte no período pré-eleitoral.

 

Também parte do projeto, um encontro presencial aberto ao público, realizado no dia 02/06, aprofundou o debate sobre o uso da bicicleta em São Paulo e as condições de mobilidade na cidade. As propostas sugeridas durante o encontro, assim como o resultado da pesquisa, irão subsidiar a produção de uma carta de compromisso que será oferecida aos candidatos às eleições deste ano, no próximo mês de julho.

 

Confira abaixo os 10 ítens mais importantes apontados pelas respostas (entre os 25 disponíveis) e faça o download do relatório completo aqui e do "Anexo 1: Respostas à pergunta 'outros comentários e propostas que você julga fundamentais para melhorar a mobilidade na cidade'