Ciclocidade lança dados inéditos sobre o perfil quem usa bicicleta em São Paulo

PesquisaCiclocidadeTA Lancamento2

Nesta segunda-feira (21/9), véspera do Dia Mundial Sem Carro, a Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo lança os resultados da inédita pesquisa “Perfil de quem usa bicicleta na cidade de São Paulo”, realizada em parceria com a ONG Transporte Ativo, Observatório das Metrópoles, e com apoio do banco Itaú.

O mapeamento é um dos mais abrangentes já feitos no município com relação a ciclistas. Ao todo, foram aplicados 1.804 questionários in loco, entre 10 e 28 de agosto de 2015. Os entrevistados eram pessoas que estavam andando de bicicleta em todas as regiões da cidade, do centro à periferia, tanto em vias contempladas por ciclovias ou ciclofaixas quanto em ruas ainda sem infraestrutura, mas que são usadas com frequência por ciclistas.

Também foram realizadas abordagens em bicicletários públicos e com usuários dos sistemas de bicicletas compartilhadas.

 

Alguns destaques da pesquisa

  • Com relação à renda, quase 40% dos ciclistas da capital paulista ganham entre 0 (sem renda) e 2 salários mínimos (R$ 1.576).
  • Com relação a faixa etária, também quase 40% dos ciclistas têm entre 25 e 34 anos. Ciclistas entre 35 a 44 anos compõem a segunda faixa etária mais presente, com cerca de 27%.
  • Mais de 70% dos ciclistas afirmam usar a bicicleta pelo menos 5 vezes por semana, indicando que a bicicleta é, de fato, o principal meio de transporte para muitos paulistanos. Este resultado se repete entre homens e mulheres.
  • 62% dos paulistanos afirmam pedalar mais de 5km no principal deslocamento feito por bicicleta no dia.
  • Como forma de melhorar seus deslocamentos diários, 50% dos entrevistados sugerem a implantação de mais vias exclusivas para ciclistas na cidade. Já dos entrevistados que disseram nunca usar ciclovias em suas viagens, 80% estão na periferia.
  • Sobre quando a bicicleta começou a ser usada como meio de transporte, dois extremos se destacam entre as respostas: 29% dos entrevistados pedalam há mais de 5 anos, enquanto 19% há menos de 6 meses. O alto número de “novatos” pode se dever à influência da expansão da malha cicloviária na cidade - nas áreas central e intermediária, praticamente 40% dos ciclistas começou a pedalar há menos de um ano.

O lançamento da pesquisa completa “Perfil de quem usa bicicleta na cidade de São Paulo” será nesta segunda-feira (21/9), no Itaú Cultural - Av. Paulista, 149, a partir das 19h. Na ocasião, também serão apresentados os dados da última contagem de ciclistas feita na Av. Paulista, em setembro de 2015.