Grupo de Trabalho com Secretaria de Segurança Pública começa as atividades na semana que vem

Objetivo é buscar medidas mais eficazes para a segurança de quem usa bicicleta em São Paulo

No início de setembro, a Ciclocidade e vários grupos parceiros se reuniram com o Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho (leia o relato completo neste link). Hoje (29/11), o primeiro fruto daquela reunião começa a ser colhido: acabou de ser publicada no Diário Oficial a criação do Grupo de Trabalho que busca desenvolver estratégias para reduzir o roubo de bicicletas na capital paulista.

O GT conta com representantes da Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil e Polícia Militar. Pela sociedade civil, fazem parte representantes da Ciclocidade, Instituto Aromeiazero, Instituto CicloBr, Aliança Bike e Câmara Temática de Bicicleta. A primeira reunião deve acontecer já na semana que vem.

As 9 pessoas envolvidas terão 120 dias para elaborar um relatório final para ser avaliado pelo secretário. A ideia é aproveitar o conhecimento e a experiência das entidades ciclistas para buscar, avaliar e indicar medidas mais eficazes para a segurança de quem pedala na capital paulista.

Como afirmou na ocasião a conselheira do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT), Marina Harkot, “achamos o resultado importante para colocar as pessoas que usam a bicicleta na cidade no centro da discussão com a Secretaria para elaborar um plano de ação que dialogue com os problemas enfrentados diariamente. E queremos que esse acordo vá além da questão do policiamento, para também investigar as causas desses roubos e furtos, buscando tornar o uso da bicicleta ainda mais simples e democrático”.

Leia abaixo a resolução publicada no Diário Oficial na íntegra:

GrupoTrabalhoSSP