Reunião Geral da Ciclocidade de maio acontece na próxima quarta-feira (24/5)

Home ReuniaoGeral Maio2017

A próxima Reunião Geral da Ciclocidade será na quarta-feira (24/5), excepcionalmente ao final do mês. Dentre os temas a serem discutidos estão o contexto geral atual do que está acontecendo (ou o que não está acontecendo) relacionado à política cicloviária de São Paulo; a definição e composição dos Grupos de Trabalho que atuarão no próximo ano; e o encaminhamento da discussão sobre política de financiamento.

Esta reunião amarra os últimos encontros abertos de planejamento, então é muito importante a presença de quem pôde participar deles. Para quem não conseguiu, ou para quem está chegando agora, este é um ótimo momento para começar a entrar nas ações da associação. Teremos 30 minutos reservados para chegada e recepção de novas pessoas, para que as discussões comecem pontualmente às 19h30.


Mais sobre os temas a serem discutidos

Passados 5 meses, a nova gestão municipal ainda não foi capaz de apresentar qual será a sua visão relacionada ao Plano Cicloviário da capital paulista. Soma-se a isso uma primeira versão do Plano de Metas extremamente vaga e que não dialoga nem com o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, nem com as propostas do então candidato João Doria.

Enquanto a Secretaria de Mobilidade e Transportes anuncia "um amplo debate" para discutir a revisão da infraestrutura cicloviária, nas ruas as notícias são de remoções de trechos inteiros sem data para repintura, como é o caso da ciclofaixa do Morumbi, ou de obras às quais a CET alega não ter conhecimento até pedirmos informações sobre elas, como é o caso do Bom Retiro. Mas os relatos não param por aí e as reuniões da Câmara Temática de Bicicleta com a gestão têm sido, no mínimo, decepcionantes (leias os relatos completos neste link).

Diante disso, é importante circularmos informações e estruturar os Grupos de Trabalho para que possam responder sobre as duas principais linhas de ações externas definidas nos últimos encontros de planejamento: (a) garantir que não haja retrocessos na política cicloviária e em instâncias participativas e (b) trabalhar para que seja executado um plano de ação de melhorias e ampliação do sistema cicloviário, com base nos marcos legais existentes (leia a sistematização completa do último encontro neste link).

Para finalizar, revisaremos as ideias coletivas apresentadas sobre possibilidade de financiamento da associação. A partir delas, construiremos um Grupo de Trabalho temporário, com prazo de existência de 2 semanas, para elaborar a proposta de política de financiamento que será apresentada na Reunião Geral de junho, a ser realizada em 7/6.

Venha, sua participação é fundamental! As reuniões gerais da Ciclocidade são abertas a quem quiser participar. Se você é mãe ou pai e pretende levar suas filhas e filhos, entre em contato com a gente pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para que possamos prever uma estrutura de acolhimento.