Relato da Reunião Geral da Ciclocidade de maio de 2017


 052017 ReuniaoGeral Maio

 
A Reunião Geral da Ciclocidade de maio, realizada na última quarta-feira (24/5), teve como objetivo começar a concretizar as ações desenhadas durante os últimos encontros de planejamento.

Após os informes gerais de abertura, que deram um panorama geral sobre os últimos andamentos relacionados à questão da bicicleta na cidade, o grupo de 29 pessoas se dividiu para desenhar os próximos passos dos Grupos de Trabalho de Associação (recém reformado) e de Acompanhamento do Legislativo. Ao final da reunião, criamos o grupo temporário para elaborar a proposta de política de financiamento da associação.

Sobre os Grupos de Trabalho

Além dos grupos de trabalho mantidos em instâncias de diálogo com os governos municipal e estadual, a estimativa é que haja cerca de 8 GTs atuantes ao longo do próximo ano: Câmara Temática de Bicicleta, Gênero, Raça (a ser criado), Jurídico, Comércio e Bicicleta, Contagens, Associação e Legislativo.

O foco nos dois últimos se deve a uma análise de que tanto o GT Contagens como o GT Comércio e Bicicleta devem passar por um novo planejamento estratégico, dada sua importância ao longo de 2017 e 2018. Além disso, há a avaliação de que os grupos da Câmara Temática de Bicicleta e Jurídico têm caminhado bem e de que o GT Gênero deve passar por um planejamento próprio.

Há, também, dois outros grupos de existência temporária, que são o GT Política de Financiamento (ver abaixo) e o GT Mês da Mobilidade, que deve ser criado por volta de julho, para elaborar e executar as ações em setembro.

Planejamento para o GT Associação

Um dos destaques ao longo das reuniões de planejamento, a relação da Ciclocidade com suas associadas e associados deve melhorar com a reestruturação do GT Associação. O grupo já nasce com um cronograma de ação para os próximos 3 meses, durante os quais as seguintes ações deverão ser encaminhadas:

  • Reunião inaugural em 6/6, com chamado no mailing e redes sociais da Ciclocidade. Nesta reunião, serão revisados o histórico de ações relacionadas à associação, assim como o perfil de quem compõe a base de associades da entidade;
  • Pesquisa a ser veiculada nos canais da Ciclocidade para compreender melhor como as associadas e associados vêem a organização;
  • Fazer um resgate de pessoas que já foram associadas mas acabaram não renovando;
  • Desenhar uma campanha de associação

Após este período de atividades, o GT voltará para a Reunião Geral para contar os avanços e, se já for possível, rodar a campanha de associação prevista.

Planejamento para o GT Legislativo

O GT Legislativo é um grupo de ação continuada e que já existe na associação, na forma (até o momento) de dois grupos separados: o de Acompanhamento da Assembleia Legislativa e o de Acompanhamento da Câmara Municipal.

Durante a Reunião Geral, um grupo de pessoas se organizou para unificar os GTs anteriores e refiná-los, focando em áreas de atuação prioritárias e em mudar o caráter até então reativo do escopo de trabalho. Um chamado para novas pessoas comporem este grupo será aberto junto com a publicação deste texto.

As ações elencadas para o GT são:

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp)

  • Terá como guarda-chuva a Frente Parlamentar pelo acesso e uso de bicicleta no Estado de São Paulo;
  • Focar em rodovias e no processo de concessões (audiências públicas, reuniões, entre outros);
  • Infraestrutura cicloviária em estradas e rodovias (proposta de destinação de % de pedágios para estrutura cicloviária)
  • Intermodalidade (trem, metrô, EMTU)
  • Segurança Pública (em combinação com o GT Segurança Pública) - PL de bicicletas apreendidas (destinação social) - Fundo Social do Estado de São Paulo;
  • Lazer e acesso a parques estaduais

Câmara Municipal

  • Terá como guarda-chuva o Termo de Cooperação com a Comissão de Trânsito e Transportes (agenda, posicionamentos, notas);
  • Ocupar e sempre divulgar audiências públicas estratégicas;
  • Realizar reuniões individualizadas com vereadores (começando com 5 vereadores eleitos que assinaram a Carta de Compromisso com a Mobilidade Ativa);
  • Realizar mapeamento de atores do Legislativo, para diagnóstico/estado da arte;
  • Atualizar o site da Ciclocidade com leis mais recentes aprovadas;
  • CPI das Marginais/ remoção de ciclovias e ciclofaixas (ideia)

GT Política de Financiamento

Ao final da Reunião Geral, criamos um grupo de trabalho temporário para elaborar e apresentar uma proposta de política de financiamento já na próxima Reunião Geral da Ciclocidade, que acontecerá no dia 7/6.

Para a tarefa, deverão ser relidas as ideias trazidas por participantes das últimas reuniões de planejamento, em especial as que surgiram no segundo encontro (relato completo aqui).

Este GT será encerrado assim que esta proposta for apresentada, debatida, e remodelada conforme os comentários recebidos.