Relatório de Contagem de Ciclistas - Eliseu de Almeida - 2010

Esquina da Avenida Eliseu de Almeida com Avenida Dep. Jacob Salvador Zveibil
Butantã – São Paulo
Sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Clique para baixar o Relatório de Contagem em PDF.

 

INTRODUÇÃO

A Avenida Eliseu de Almeida, na Subprefeitura do Butantã, costuma ter um fluxo constante de bicicletas, por se apresentar como a melhor opção para o ciclista morador da região, cujas alternativas seriam vias mais movimentadas e de topografia menos favorável, como a Av. Prof. Francisco Morato e a Rodovia Raposo Tavares – esta completamente desaconselhável, uma vez que não possui acostamento em muitos trechos.

Mais do que isso, a Av. Eliseu de Almeida mostra um grande potencial para ter o seu tráfego de ciclistas aumentado, com a chegada de estações de Metrô à região e também algumas melhorias cicloviárias em estudo por prefeituras de cidades vizinhas, além de ela própria ter um projeto funcional de ciclovia desde 2007.

Para medir o fluxo de bicicletas no local, a Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) realizou na sexta-feira, 13 de agosto de 2010, uma contagem fotográfica dos moradores que utilizam a bicicleta como meio de transporte. Os resultados permitem uma melhor avaliação do fluxo atual e, quando forem tomados novamente, após obras de infraestrutura terem sido implementadas, possibilitarão aferir o provável acréscimo no número de ciclistas.