Relatório de Contagem de Ciclistas - Eliseu de Almeida - 2014

Ciclista Eliseu

Av. Eliseu de Almeida
• terça-feira 09 de setembro de 2014 •
• das 06h às 20h •

Clique para baixar o Relatório de Contagem em PDF.

 

INTRODUÇÃO

A implantação de uma ciclovia ao longo das avenidas Eliseu de Almeida e Pirajussara é uma das mais antigas estruturas cicloviárias prometidas para São Paulo.

Foi anunciada pela primeira vez em 2004, com a realização do Plano Regional Estratégico do Butantã que estabeleceu o ano de 2006 como data para a conclusão da obra. Em 2007 a municipalidade anunciou que a ciclovia seria concluída até 2010. O projeto começou a ser implementado no final de 2013, depois de intensa pressão social, e foi inaugurada parcialmente no dia 14/06/2014. Os 2 primeiros km da obra, entre as ruas Camargo e Santa Albina, ainda deve se conectar ao município do Taboão da Serra e ao metrô Butantã até o final deste ano.

A Ciclocidade participou desta articulação desde a sua fundação em 2009, promovendo reuniões, realizando estudos e pesquisas e apoiando a mobilização comunitária pela realização do projeto. Além da elaboração de um Dossiê, com o histórico de projetos e ações ao longo destes anos de espera, foram realizadas duas contagens antes da construção da ciclovia, em 2010 e 2012. Aqui serão apresentados os resultados de mais uma contagem de ciclistas na Avenida Eliseu de Almeida, já com a construção parcial da ciclovia, que ocorreu em 09 de setembro de 2014, ao longo de 14 horas, totalizando 888 ciclistas (ou 63,4/hora).

O método utilizado foi desenvolvido pela Associação Transporte Ativo, do Rio de Janeiro (www.transporteativo.org.br). Trata-se de uma planilha com um desenho esquemático do local da contagem, com espaços a serem preenchidos com a origem e o destino do ciclista, além de informações complementares como acessórios, faixa etária, gênero, tipo de bicicleta, etc.