Relatório de Contagem de Ciclistas - Faria Lima 2013

Ciclista FariaLima2013

Cruzamento Av. Faria Lima com Av. Rebouças
Quinta-feira, 12 de setembro de 2013
Das 6h às 20h

Clique para baixar o Relatório de Contagem em PDF.

 

INTRODUÇÃO

A Ciclocidade realizou pelo quarto ano consecutivo duas contagens de ciclistas em dois importantes pontos da cidade, avenida Inajar de Souza e cruzamento das avenidas Faria Lima e Rebouças. A contagem de ciclistas realizada no cruzamento das avenidas Faria Lima e Rebouças aconteceu em 12 de setembro de 2013, ao longo de 14 horas, totalizando 1.726 ciclistas (ou 126,28/hora).

Um dos eixos deste local, a avenida Faria Lima, é servido por uma ciclovia em canteiro central, reformada há cerca de um ano, mas que ainda está incompleta de acordo com o projeto original, que previa a ligação entre o CEAGESP e o Morumbi. Além disso, alguns trechos já inaugurados possuem falhas de sinalização em cruzamentos e a velocidade permitida na via é de 60Km/hora, resultando em dificuldades nas travessias de acesso ao lote. O outro eixo, a avenida Rebouças, não possui infraestrutura cicloviária. O resultado da contagem apresenta uma relação de 5 para 1, aproximadamente, na indicação de origem – destino dos trajetos em linha reta realizados pelos ciclistas nesses dois eixos, demonstrando mais uma vez o impacto positivo da presença de infraestrutura para ciclistas.

Os números obtidos este ano são aproximadamente o dobro se comparados às contagens realizadas nos anos anteriores em locais onde não existe infraestrutura para bicicletas (avenida Paulista e avenida Eliseu de Almeida).

Os 1.726 ciclistas que passaram pelo cruzamento ocupariam 2Km de via por hora, se estivessem utilizando um carro a 60Km/h. Os resultados só reforçam a importância e a necessidade de ampliar a rede cicloviária na cidade (inclusive a própria ciclovia da Faria Lima, que está incompleta) e dar o protagonismo necessário a este modal.