Relatório de Contagem de Ciclistas - Paulista 2010

Esquina da Avenida Paulista com Avenida Brigadeiro Luís Antônio
Sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Clique para baixar o Relatório de Contagem em PDF.

 

INTRODUÇÃO

A contagem de ciclistas em ruas e avenidas de São Paulo, realizada sistematicamente pela Ciclocidade, é uma forma simples de comprovar que uma quantidade considerável – e sempre crescente – de moradores da cidade vêm utilizando a bicicleta como meio de transporte em seu dia-a-dia. Este uso crescente supera a barreira construída pelo fato de este veículo ainda não ter sido notoriamente reconhecido pelos órgãos públicos na sinalização viária permanente.

Outro objetivo deste levantamento é ter estes dados como base de comparação da utilização ainda maior da via por ciclistas, na eventual, mas, em nosso ponto de vista, breve e inevitável, instalação de infraestrutura oficial para a bicicleta (sinalização vertical e/ou horizontal que definitivamente institucionalize – e alerte aos outros veículos sobre – a circulação deste modal em nossa cidade).

Esperamos que dados como estes colaborem no planejamento de políticas públicas que favoreçam o uso de meios de transporte não-poluentes como a bicicleta. A escolha da Av. Paulista para este estudo específico recai inclusive no simbolismo que tal região da cidade representa para toda a região metropolitana de São Paulo.