Relatório de Contagem de Ciclistas - Inajar de Souza 2014

Contagem Inajar2014 Capa

Av. Inajar de Souza, altura do nº 2.752
Terça-feira, 2 de setembro de 2014
Das 5h às 20h

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INTRODUÇÃO

A Ciclocidade realizou pelo quinto ano consecutivo três contagens de ciclistas em três importantes pontos da cidade, avenida Inajar de Souza, avenida Eliseu de Almeida e rua Vergueiro. A contagem de ciclistas realizada na altura do número 2.725 da avenida Inajar de Souza aconteceu em 02 de setembro de 2014, ao longo de 15 horas, totalizando 1.410 ciclistas (ou 94/hora).

Da mesma maneira que na época da contagem realizada em 2013, a avenida Inajar de Souza possui uma ciclovia em canteiro central, construída em 2007, mas que ainda está incompleta em dois aspectos: em relação ao seu trajeto original, que previa a ligação entre a Ponte da Freguesia do Ó e a avenida General Penha Brasil, e de acordo com as normas vigentes de sinalização e segurança para que seja considerada de fato uma ciclovia, tal como a pintura vermelha da via. Além disso, nenhum trecho possui sinalização em cruzamentos e a velocidade permitida na via é de 60 km/hora, resultando em dificuldades nas travessias de acesso ao lote e maior risco nas intersecções. Apesar do seu uso intenso, não há nenhuma infraestrutura cicloviária que alimente a ciclovia da Inajar de Souza. O resultado da contagem apresenta 85% dos deslocamentos com indicação de origem-destino dos trajetos em linha reta realizados pelos ciclistas no eixo Cachoeirinha-Ponte da Freguesia do Ó, demonstrando mais uma vez o impacto positivo da presença de infraestrutura para ciclistas, ainda que precária. Vale ressaltar que, na época da contagem, o corredor de ônibus da avenida estava passando por obras que, possivelmente afetaram o fluxo de ciclistas na Inajar.

O método utilizado na contagem foi desenvolvido pela Associação Transporte Ativo, do Rio de Janeiro (www.transporteativo.org.br). Trata-se de uma planilha com um desenho esquemático do local da contagem, com espaços a serem preenchidos com a origem e o destino do ciclista, além de informações complementares como acessórios, faixa etária, gênero, tipo de bicicleta, etc.