As ações da Ciclocidade na área de pesquisa têm como objetivo principal fornecer insumos para que o poder público possa planejar com mais eficiência a mobilidade por bicicleta em São Paulo. Esses trabalhos sempre são feitos por especialistas nas mais diversas áreas de atuação. Veja alguns exemplos:
Benchmarking – Monitoramento de viagens em bicicleta
Atualmente, São Paulo não possui métodos eficientes para monitorar o aumento de viagens por bicicleta. Por outro lado, tem a meta de quintuplicar essa quantia até o ano de 2030 – de 0,8% para 4%.
Este trabalho foi realizado em três etapas:
- Um estudo publicado sobre como 4 grandes cidades estrangeiras fazem o monitoramento (acesse o material);
- Um evento híbrido com técnicos de SP, Cidade do México, Londres e Nova York;
- A publicação de uma proposta para a cidade com base nas fases anteriores, que foi entregue à Prefeitura e à SMT – Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (acesse o material).
Contagens de ciclistas
Durante seus 13 anos de existência, a Ciclocidade já realizou diversas contagens de ciclistas em diferentes pontos da capital. A prática é essencial para o monitoramento e planejamento de políticas públicas voltadas à mobilidade por bicicleta, além de ajudar na identificação dos perfis de ciclistas na cidade. Em todas as ocasiões, contamos com a força de pessoas associadas para realizar o trabalho.
Projeto Bicicletário Modelo
Onde implantar bicicletários na cidade e como torná-los autossustentáveis? Para responder a estas questões, formamos uma equipe de 14 pessoas de diferentes áreas de atuação. A metodologia do estudo teve três fases:
- Mapeamento de territórios com foco na demanda por bicicletários, disponibilidade de terrenos e potencial de migração de modo de transporte;
- Mapeamento de iniciativas que pudessem servir de exemplo para chegarmos a um modelo de negócio social e comunitário;
- Estudo sobre a infraestrutura necessária para o bicicletário e uma estimativa de custos para sua gestão.
Diante do desafio de realizar um projeto inédito, em que ainda não havia uma metodologia específica para que os resultados fossem alcançados, a equipe envolvida optou pela publicação de dois cadernos: o Vol. 1 traz a base metodológica que orientou os estudos. No Vol. 2, os resultados obtidos a partir do sistema especificado no caderno anterior.
Acesse os materiais e confira mais detalhes sobre o projeto neste link.
Auditoria Cidadã da Malha Cicloviária
A visita de campo foi realizada por 11 ciclistas, avaliou a qualidade de toda a infraestrutura cicloviária de São Paulo e mapeou os paraciclos existentes ao longo da rede. Um relatório foi publicado para auxiliar a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) na priorização da manutenção dos pontos considerados críticos.
Acesse os materiais e confira mais detalhes sobre o trabalho neste link.
As vias mais perigosas para pedestres e ciclistas (2016-2020)
Lançado às vésperas de uma audiência pública sobre a expansão da malha cicloviária, em 2021, o mapa interativo aponta as ruas e avenidas com mais ocorrências de trânsito num período de 5 anos. Nele, constam também as propostas da prefeitura para a expansão da rede entre 2021 e 2024. Os dados são de estudos que fizemos junto à prefeitura com informações da CET.
Confira a metodologia da pesquisa e o mapa interativo neste link.