As ações da Ciclocidade na área de pesquisa têm como objetivo principal fornecer insumos para que o poder público possa planejar com mais eficiência a mobilidade por bicicleta em São Paulo. Esses trabalhos sempre são feitos por especialistas nas mais diversas áreas de atuação. Veja alguns exemplos:

Benchmarking – Monitoramento de viagens em bicicleta

Atualmente, São Paulo não possui métodos eficientes para monitorar o aumento de viagens por bicicleta. Por outro lado, tem a meta de quintuplicar essa quantia até o ano de 2030 – de 0,8% para 4%. 

Este trabalho foi realizado em três etapas: 

  • Um estudo publicado sobre como 4 grandes cidades estrangeiras fazem o monitoramento (acesse o material);
  • Um evento híbrido com técnicos de SP, Cidade do México, Londres e Nova York;
  • A publicação de uma proposta para a cidade com base nas fases anteriores, que foi entregue à Prefeitura e à SMT – Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (acesse o material).

Contagens de ciclistas

Durante seus 13 anos de existência, a Ciclocidade já realizou diversas contagens de ciclistas em diferentes pontos da capital. A prática é essencial para o monitoramento e planejamento de políticas públicas voltadas à mobilidade por bicicleta, além de ajudar na identificação dos perfis de ciclistas na cidade. Em todas as ocasiões, contamos com a força de pessoas associadas para realizar o trabalho.

Projeto Bicicletário Modelo

Onde implantar bicicletários na cidade e como torná-los autossustentáveis? Para responder a estas questões, formamos uma equipe de 14 pessoas de diferentes áreas de atuação.  A metodologia do estudo teve três fases:

  • Mapeamento de territórios com foco na demanda por bicicletários, disponibilidade  de terrenos e potencial de migração de modo de transporte;
  • Mapeamento de iniciativas que pudessem servir de exemplo para chegarmos a um modelo de negócio social e comunitário; 
  • Estudo sobre a infraestrutura necessária para o bicicletário e uma estimativa de custos para sua gestão.

Diante do desafio de realizar um projeto inédito, em que ainda não havia uma metodologia específica para que os resultados fossem alcançados, a equipe envolvida optou pela publicação de dois cadernos: o Vol. 1 traz a base metodológica que orientou os estudos. No Vol. 2, os resultados obtidos a partir do sistema especificado no caderno anterior.

Acesse os materiais e confira mais detalhes sobre o projeto neste link.

Auditoria Cidadã da Malha Cicloviária

A visita de campo foi realizada por 11 ciclistas, avaliou a qualidade de toda a infraestrutura cicloviária de São Paulo e mapeou os paraciclos existentes ao longo da rede. Um relatório foi publicado para auxiliar a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) na priorização da manutenção dos pontos considerados críticos. 

Acesse os materiais e confira mais detalhes sobre o trabalho neste link.

As vias mais perigosas para pedestres e ciclistas (2016-2020)

Lançado às vésperas de uma audiência pública sobre a expansão da malha cicloviária, em 2021, o mapa interativo aponta as ruas e avenidas com mais ocorrências de trânsito num período de 5 anos. Nele, constam também as propostas da prefeitura para a expansão da rede entre 2021 e 2024. Os dados são de estudos que fizemos junto à prefeitura com informações da CET. 

Confira a metodologia da pesquisa e o mapa interativo neste link.