ciclocidade

Amigos com a mão na roda

Por Lygia de Luca

 

Em uma casinha charmosa, naqueles esconderijos típicos da Vila Madalena, em São Paulo, todas as semanas acontece a oficina comunitária Mão na Roda.

 

Lá, voluntários gentis e bikes carentes de ajustes se unem, formando um grupo de empolgados amigos para dar um trato em suas magrelas. Um ajuda o outro, como já diziam os Beatles: “with a little help from my friends”.

 

Com uma única experiência no currículo de Mão na Roda, essa blogueira atesta que não precisa conhecer ninguém ou entender de mecânica pra chegar junto. Usando a bike como meio de transporte há poucos meses, fui acompanhada pelo Tiago, meu Bike Anjo, que teve a ideia de colocar fitas nas minhas rodas para prevenir furos.

 

Eu sabia que essa tal fita existia? Não.

Eu fazia ideia de como colocar as fitas? Não.

Eu queria fitas de cetim… mas podia? Não. Não era a proposta, Lygia.

Eu sabia tirar a roda, câmara, e colocar tudo bonito de volta? Não.

 

Mas, de repente, eu me vi cercada não só pelo Tiago, mas por outras pessoas queridas que participaram de todo o processo. Eu tomava uma cervejinha, segurava aqui ou ali – simbolicamente -, papeava, contava o nome da minha bicicleta… e assim foi.

 

O Felipe Fernandes, voluntário da Oficina Mão na Roda há cerca de um ano, certifica em palavras meu breve relato. “Quem sabe muito vai ajudar e ensinar quem sabe menos; e quem não sabe nada ou só um pouco vai tanto ajudar quanto aprender”, conta.

 

Afinal, “a ideia do Mão na Roda é justamente transferir conhecimento”, resume Felipe. O projeto, criado pela  Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), inclui uma bancada gigantesca, povoada por todas as ferramentas que você nem pensou que precisaria usar um dia.

 

E quais são os reparos mais comuns? “De longe, regulagens de freios e câmbios. Depois acredito que a manutenção preventiva – como limpeza e lubrificação das peças”, revela Felipe. “Mas estamos equipados para fazer praticamente tudo em uma bicicleta. Não é raro ter alguém montando uma bicicleta inteira ou restaurando uma antiga”.

 

É praticamente uma fantástica fábrica de bikes! E também de novos amigos.

 

Quer conferir?

A Mão na Roda rola todas as quintas-feiras, das 19h às 22h30, no Espaço Contraponto – Rua  Medeiros de Albuquerque, 55 – Vl. Madalena, SP.

 

OBS: Fique de olho, pois a Mão na Roda Itinerante pode passar perto de você em algum final de semana.

 

Fonte: Movimento Conviva

Posts Similares