ciclocidade

Associação faz ‘censo’ em avenidas para reivindicar mais ciclovias

Proposta é mostrar à Prefeitura demanda por ciclovia na cidade. Avenida Faria Lima teve 1,7 mil ciclistas entre as 6h e as 20h

 

Na semana da mobilidade, uma associação de ciclistas contou quantas pessoas andam de bicicleta em duas importantes avenidas da capital. A ideia é mostrar à Prefeitura o número de  pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte e não contam com ciclovia.  A prefeitura diz que a cidade tem  ainda 58 km de ciclorrotas sinalizadas. São ruas com velocidade máxima de 40 km por hora, onde carros e bicicletas dividem o espaço.

 

Na terça-feira, voluntários da associação registram todos os ciclistas que passam pelo cruzamento da  Avenida Rebouças com a Avenida Faria Lima.  Entre as 6h e as 20h, foram 1,7 mil – 102 por hora. No mesmo dia, passaram pela Avenida Inajar de Souza, na Zona Norte, 94 ciclistas por hora.

 

São Paulo tem 60 km  de ciclovias, que são vias exclusivas para bicicletas,  três quilômetros de ciclorrota definitiva, onde a faixa é sinalizada, mas não há separação física dos carros, e outros 58 quilômetros de ciclorrotas, locais onde é possível a bicicleta dividir espaço com os carros.

 

Há ainda 120 km de ciclofaixas de lazer, que só funcionam aos domingos e feriado e não servem para quem usa a bicicleta todos os dias.  “Tem muita gente circulando de bicicleta em São Paulo e a a gente quer trazer esses dados até para dar mais espaço ao ciclista”, diz a coordenadora da pesquisa, Taís Baliero.

 

FONTE

Posts Similares