Imagens: Dionizio Bueno | Edição: George Queiroz

O projeto Comunidades Escolares que Pedalam foi realizado em escolas públicas da zona sul de São Paulo, principalmente na região do Grajaú. Para a iniciativa, foram escolhidas unidades escolares localizadas a uma distância pedalável de estações da CPTM equipadas com bicicletários.

O principal objetivo foi estimular o uso da bicicleta em combinação com o trem para, desta forma, se beneficiar da intermodalidade. A estratégia foi levar a bicicleta para dentro das escolas de diversas formas.

Em atividades práticas nas quais os alunos vieram para a aula com suas bicicletas, propusemos exercícios que estimulam o domínio do veículo, a confiança, a superação e o compartilhamento. Outros modais ativos, como skates e patins, também fizeram parte desses trabalhos, que tiveram uma importante participação dos professores de educação física.

Dentro das salas de aula, a Ciclocidade propôs reflexões e debates sobre temas como direito à cidade, segregação territorial, acesso a oportunidades, meio ambiente e desigualdade social. Realizamos atividades com mapas da região, para que os alunos pudessem refletir mais a fundo sobre os recursos disponíveis no bairro e também sobre suas carências quanto a equipamentos sociais e infraestrutura para bicicletas.

Em parceria com o coletivo Mão na Roda, aconteceram oficinas de mecânica, reparos e recuperação das bicicletas de alunos, familiares e da comunidade em geral.

Durante todo o projeto, mantivemos contato próximo aos corpos docentes das escolas, oferecendo assessoria quanto às possibilidades de se trazer bicicleta, mobilidade, segurança viária, participação, cidadania e outros importantes assuntos para dentro da escola, em atividades curriculares e extracurriculares.

Mais um trabalho de incidência no território realizado pela Ciclocidade, utilizando a bicicleta como ferramenta de transformação, na teoria e na prática.

PROJETO

Coordenação geral: Dionizio Bueno

Articulação escolar: Celinha Nascimento

Oficinas com alunos e docentes: Carlos Lopes