




Mapa Ciclorrotas 2013
Mapeamento de caminhos indicados ao ciclista em SP
Autor: Cebrap / Prefeitura de São Paulo
Ano: 2013

Plano Cicloviário Lapa – Apresentação 2012
- Apresentação do Plano Cicloviário da Lapa – 2012. O documento é resultado de uma licitação de estudos promovida pela Subprefeitura da Lapa em 2010.
- Autor: Ativa Arquitetura e Urbanismo
- Ano: 2012

Boletim Técnico CET 50 – A História dos Estudos de Bicicletas na CET
- Estudo desenvolvido pela CET-SP com o histórico dos projetos relativos à mobilidade por bicicletas no município de São Paulo
- Autora: Maria Ermelina Malatesta / CET
- Ano: 2012

A Bicicleta nos Planos Regionais Estratégicos
- Síntese das disposições sobre bicicleta nos Planos Regionais Estratégicos (Lei 13.885 de 25/08/2004) realizada pelo Departamento de Educação Ambiental e Planejamento da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).
- Autor: Secretaria do Verde e do Meio Ambiente – SP
- Ano: 2005

Bicicleta no Plano Municipal de Circulação Viária e de Transportes
- Síntese das disposições sobre bicicleta no Plano Municipal de Circulação Viária e de Transportes de 2004, realizada pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).
- Autor: Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) – SP
- Ano: 2004

A Bicicleta nas viagens cotidianas do município de São Paulo – Tese de Doutorado – Maria Ermelina Malatesta – 2013
A Bicicleta nas viagens cotidianas do município de São Paulo – Tese de Doutorado – Maria Ermelina Malatesta – 2013
RESUMO
O fenômeno do recente crescimento do uso da bicicleta no Município de São Paulo, cidade não propriamente amigável à sua utilização, merece uma reflexão cuidadosa, baseada na análise detalhada dos motivos que realmente induziram esta situação. É importante que a avaliação destes fatos não induza a crer que sejam seus únicos e principais motivos o atual momento de consciência sobre a necessidade de preservação do meio ambiente e a valorização de políticas que envolvam o conceito de independência de utilização de recursos naturais.
No caso paulistano, a bicicleta tem sido uma saída espontânea encontrada por um setor específico da população, como tentativa de contornar a crônica má qualidade presente na mobilidade cotidiana da cidade, decorrência direta da deficiência dos serviços de transporte público existentes. Pode-se afirmar que a constatação do aumento de uso da bicicleta em São Paulo tem sensibilizado o poder público e a sociedade, induzindo à realização de ações para seu estímulo e consolidação. Assim estão em alta como políticas públicas de transporte sustentando sua viabilidade, experiências consolidadas e bem sucedidas de muitas metrópoles no mundo, onde já se afirmou como uma boa opção de mobilidade.
Entretanto esta visão poderia se tornar equivocada e comprometer o atendimento ao que é realmente necessário para uma metrópole como São Paulo, se não for precedida ou acoplada à reestruturação de todo o sistema de transportes públicos paulistanos, de forma a promover o salto de qualidade e de eficiência exigidos. Neste processo o papel da mobilidade cicloviária é muito importante e poderá ser consolidado como elemento agregador desde que respeitadas e bem exploradas suas características.
Palavras- chave: Bicicleta; Infaestrutura Cicloviária; Transporte Não Motorizado; Políticas Públicas de Transporte Cicloviário; Planejamento Cicloviário; Legislação Cicloviária do Brasil e do Município de São Paulo.