Resultado do 2º edital do Fundo de Ações Locais

resultado 2 FAL

 

A Ciclocidade e Instituto Aromeiazero divulgam o resultado do 2º edital do Fundo de Ações Locais.

​As propostas apresentadas para a 2° Edição do Fundo de Ações Locais (FAL) foram muito propositivas, buscando atuações locais que fomentam o uso da bicicleta. A avaliação dos projetos foi realizada pela curadoria, considerando os seguintes critérios:

  • Relevância e singularidade;
  • Viabilidade e consistência;
  • Custo-benefício;
  • Lugar de fala: de onde venho e para onde proponho o projeto;
  • Efeito multiplicador: número de pessoas atingidas e influenciadas;
  • Capacidade de influenciar gestores e políticas públicas ligadas à ciclomobilidade;
  • Diversidade étnico-racial e paridade de gênero;
  • Descentralização territorial;
  • Diversidade de linguagens e formatos de projeto.

Entendemos, portanto, importante relatar que valorizamos todas as propostas enviadas, e que a seleção considerou os critérios acima indicados, destacando-se no processo as ações coletivas, periféricas, de atuação na cidade de São Paulo, trazendo o olhar da diversidade, influenciando pessoas e políticas públicas no processo de execução, e com potencial transformador. Agradecemos às e aos participantes e esperamos que possa haver novas etapas do FAL para o estímulo de novas iniciativas.

Confira abaixo a lista dos selecionados e as integrantes da Comissão de Curadoria.

Projeto Selecionados

Projeto: Sustentabilidade na periferia
Proponente: Ciclo Raiz

Projeto: Resgatar o Pedalar
Proponente: Associação Cultural, Educacional, Esportiva e Recreativa Canto da Arte

Projeto: Pedalar e Semear
Proponente: Coletivo Dente de Leão

Projeto: OcupaCiclo
Proponente: Movimento Cultural Ermelino Matarazzo

Projeto: Café da Manhã do Ciclista Zona Sul
Proponente: Bike Zona Sul

Atenção! Todos os projetos selecionados e suplentes receberão e-mail com instruções sobre os próximos passos. Caso você tenha sido selecionada(o), ou seja suplente, e não tenha recebido nossa mensagem, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Projetos Suplentes

​1ª Suplente: Coletivo Quebrada Ativa / Bike Favela

2ª Suplente: Arte e Cultura na Kebrada / LowBikers Tour na Kebrada

3ª Suplente: Eduardo Rumenig de Souza, membro do Grupo de Estudos de Antropologia da Cidade (FFLCHUSP) e do Grupo de Estudos em Desempenho Aeróbio (EEFE-USP) / Influência de políticas públicas de ciclomobilidade de baixo custo na região sul de São Paulo.

Comissão de Curadoria do 2o Edital do Fundo de Ações Locais

fal carolmunis

Carolina Munis - Bacharel em Relações Internacionais, coordena um fundo experimental da Escola de Ativismo para ativistas de mudanças climáticas e colabora com o Cursinho Popular Transformação.

fal jopereira

Jô Pereira - Graduada em Ed.Física. pós graduada em Arte Integrativa, diretora geral da Ciclocidade, coordenadora do Preta Vem de Bike SP, diretora geral do Mapa Pedal Afetivo, ciclista criada na Vila Santa Catarina e crescida em muitas ruas desse quintal gigante que é a Terra. Mulher negra, feminista,artista cênica e das palavras, mãe da Maju , e apaixonada na Educação Inclusiva, através do esporte e da Dança. Faz dos encontros oportunidades agregadoras e desbravadoras, impulsionando novos caminhos de conexão.

fal renata

Renata Amaral - Engenheira ambiental, coordena projetos socioambientais há 8 anos - atualmente no setor privado. Pedala diariamente para se locomover por São Paulo.

fal sheila

Sheila Hempkemeyer - Psicóloga, mestre em Educação, mulher pedalante, membro da Associação Blumenauense Pró-Ciclovia, Bike anja, membro da União Brasileira dos Ciclistas (UCB).

fal suzana

Suzana Nogueira - Arquiteta urbanista, graduada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, pedagoga pela Universidade Federal de São Carlos, com especialização em Políticas Públicas. Experiência de 15 anos na área de transportes, com foco em transportes coletivos e modos ativos, tendo exercido atividades tanto na Administração Pública, como em consultoria para diferentes municípios, assim como na participação em publicações sobre os temas. Atuação na coordenação de planejamento e projetos cicloviários na cidade de São Paulo.