Os Grupos de Trabalho da Ciclocidade

Desde 2015, a Ciclocidade se reestruturou e passou a funcionar com diversos Grupos de Trabalho operando ao mesmo tempo. Aqui, você pode encontrar uma lista dos GTs atuais e as forma de entrar em contato com cada um deles. Os GTs sempre estão aberto à participação de novas pessoas; basta entrar em contato para ser inserida ou inserido em um deles.

 

Área de atuação: Participação em Políticas Públicas

GT Ciclovias e Câmara Temática no Conselho Municipal de Transportes e Trânsito (CMTT)
Coordenação: Rene Fernandes (Secretário da Câmara Temática) . Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Objetivos gerais: Consolidar uma política cicloviária em São Paulo e acompanhar o desenvolvimento da infraestrutura na cidade, como por exemplo, a implantação das ciclovias e ciclofaixas. A Câmara Temática de Bicicleta foi oficializada em 13/3/2015 e tem um calendário de reuniões internas, com o Secretário de Transportes e com o Prefeito de São Paulo. A Câmara Temática foi responsável, entre outras ações, pelas propostas de ciclistas voltadas para o Plano Municipal de Mobilidade de São Paulo (PlanMob).

 

GT Legislativo (Acompanhamento da Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa de São Paulo)
Coordenação: Daniel Guth. Contatos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Objetivos gerais: Fiscalizar e acompanhar a atuação dos vereadores e das vereadoras da cidade de São Paulo. Reuniões frequentes com partlamentares, participação em audiências públicas, propostas a projetos de lei e acompanhamento da tramitação dos projetos, são algumas das atividades deste Grupo de Trabalho. Fiscalizar e acompanhar a atuação dos deputados e deputadas da Assembleia Legislativa do Estado de Sâo Paulo. Reuniões frequentes com partlamentares, participação em audiências públicas, propostas a projetos de lei e acompanhamento da tramitação dos projetos, são algumas das atividades deste Grupo de Trabalho. Na ALESP, criamos a Frente Parlamentar pelo acesso e uso de bicicletas no Estado de São Paulo. Através da Frente temos algumas ações em andamento.


GT Segurança Pública
Coordenação: Albert Pellegrini e Daniel Guth. Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Objetivos gerais: construir uma agenda comum de ações para buscar soluções que coibam roubos e furtos de bicicleta em São Paulo. Grupo de Trabalho entre organizações de ciclistas e Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Dentre as ações do GT estão o mapeamento georreferenciado de roubos e furtos na capital paulista, análise dos dados, pesquisa sobre subnotificação de registro de ocorrências (número de Boletins de Ocorrência abaixo do real), campanhas de comunicação.

 

GT Bicicletas compartilhadas
Coordenação: Beni Fisch. Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Objetivos gerais: Desde 2012 a cidade de São Paulo conta com sistemas de bicicletas compartilhadas, no entanto diversos problemas se acumularam e São Paulo possui um dos sistemas mais defasados e ineficazes entre as cidades brasileiras - e no mundo. Este GT busca estudar os modelos existentes, avaliar seus prós e contras, contribuir para o debate acerca desta política pública e conquistar algumas exigências que devem ser garantidas para qualquer modelo de sistema público de bicicletas compartilhadas que se busque.

 

Área de atuação: Cultura da Bicicleta

 

GT Comércio e Bicicleta
Coordenação: João Lacerda. Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Objetivos gerais: Ao longo de 2015, o GT Comércio e Bicicleta criou a campanha "Bicicleta faz bem ao Comércio", com uma cartilha para comerciantes que querem se adaptar para receber bem ciclistas, um adesivo de "bicicleta bem vinda" para que locais possam sinalizar que lá as magrelas são apoiadas e uma série de vídeos com depoimentos de comerciantes que já se adaptaram à nova realidade de mais ciclistas nas ruas e que incentivam esse novo público a entrar em suas lojas. O principal objetivo deste GT é dar continuidade à campanha, levantando dados, informações e pesquisas sobre a questão e ajudando a difundir essa ideia. Confira mais ações e notícias na página do grupo no site da Ciclocidade.

 

GT Gênero
Coordenação: Gestão coletiva. Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (para o grupo todo); Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Objetivos gerais: A participação de mulheres ciclistas nas ruas é historicamente muito baixa, não só em São Paulo como em todo o Brasil. Além disso, não há pesquisas quantitativas confiáveis sobre o tema. Os principais objetivos desse GT são criar um diagnóstico sobre a situação das mulheres ciclistas em São Paulo, de forma a embasar propostas e reivindicações para que as políticas de ciclomobilidade sejam includentes de verdade, mobilizar e fortalecer as mulheres ciclistas levantar informações e relatos sobre a experiência de utilização de bicicletas por mulheres. No mês da mobilidade de 2016, o GT Gênero lançou uma pesquisa inédia sobre mulheres ciclistas e não ciclistas da cidade de São Paulo. Veja a página do grupo no site da Ciclocidade.

 

Área de atuação: Pesquisa

GT Contagens de Ciclistas
Coordenação: Tais Balieiro. Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Objetivos gerais: As contagens de ciclistas existem desde a formação da Ciclocidade e são uma ferramenta importante para diagnosticar a situação em diferentes pontos da cidade e mostrar, para a sociedade e para o público, a demanda que existe por mais políticas públicas para a ciclomobilidade. Já são 10 pontos diferentes de contagem, em toda a cidade. Confira os números na página de contagens e participe das próximas!

 

 

Área de atuação: Gestão

GT Associação
Coordenação: Gestão coletiva. Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Objetivos gerais: Cuidar de associadas e associados da Ciclocidade, promover atividades e encontros para ouvir o que têm a dizer, cuidar para que se envolvam nas atividades na associação, bem como promover ações visando ampliar a representatividade da associação.