Ata Reunião Geral Ciclocidade – Março 2016
Ata Reunião Geral da Ciclocidade – Março 2016
Data: 09 de março de 2016
Local: Centro Cultural São Paulo – Sala de Debates – Rua Vergueiro, 1000.
Pauta
-
Eleições internas da Ciclocidade
-
Eleições do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT)
1. Eleições do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes
Sobre eleições do CMTT e paridade de gênero, questões abordadas na última reunião, membros da Câmara Temática – Rafael Calábria, Roberson, Carlos Crow, Daniel Guth – apresentaram as pautas e decisões comuns que envolvem mobilidade na cidade:
-
não concordam com a duplicação das vagas do Conselho que pode chegar a ter 96 integrantes;
-
afirmam a busca por paridade de gênero na Câmara Temática de Bicicleta que integra o CMTT;
-
várias organizações ligadas a mobilidade a cidade estão se organizando para ocupar as cadeiras que tratem desse tema, dentre elas, Ciclocidade, Mobilidade a Pé etc.
-
propõe-se que a ocupação dessas cadeiras sejam um exemplo como atender a paridade de gênero, considerada como imprescindível, e de como constituir representações e pautas pertinentes as questões abordadas conjuntamente pelos movimentos e organizações sociais;
-
mapear as cadeiras passíveis de ocupação pelo tema da mobilidade para defnição dessas ocupações no movimento por mobilidade;
-
pactou-se quais as pautas pertinentes e estratégicas para política de mobilidade, neste sentido, para o CMTT: posicionamento acerca das ruas abertas para as pessoas e debate sobre velocidade, por exemplo; e, para a Câmara Temática, questões específicas sobre a bicicleta;
-
Foram aventados nomes e representações das instituições para eleição do CMTT, considerando a paridade, dando exemplo de como compor instâncias participativas; integrantes da Câmara Temática ficaram de levantar e organizar os nomes para eleição.
O GT Gênero da Ciclocidade – Marina Harkot, Cyra Malta – tomaram posicionamento, assim como a Secretaria de Politica das Mulheres, acerca da paridade de gênero e corroboraram com a carta de repúdio que as organizações envolvidas com mobilidade estão apresentando.
2. Eleições internas da Ciclocidade
A Ciclocidade se prepara para nova eleição de diretoria, prevista para abril de 2016. Convoca a formação da comissão eleitoral e candidatos para conselho fiscal para acompanhar as ações da associação no período de 2016 a 2018.
Haverá o lançamento do edital para candidaturas, assim que a comissão eleitoral começar a atuar e, neste momento, existe uma chapa sendo composta e na intenção que outras chapas concorram e que seja observado a paridade de gênero nessas composições. Chapa prevista: Daniel Guth, João Lacerda, Gabriel Di Pierro, Letícia Lemos, Victor Barreto.
Para o processo de gestão futuro da associação, a atual gestão propõe a criação de um conselho consultivo, a ser aprovado com mudança de estatuto, inclusive, em assembleia geral que regerá as eleições.
Encaminhamentos:
CMTT e Câmara Temática da Bicicleta
-
A Ciclocidade assina a carta de repúdio assim como outras organizações que, na ocasião desta reunião, ainda não havia sido divulgada e protocolada. Publicamos aqui o link da carta de repúdio às decisões no CMTT com relação a paridade: https://www.ciclocidade.org.br/noticias/812-nota-de-repudio-o-conselho-municipal-de-transito-e-transportes-e-a-paridade-de-genero
Eleição de Diretoria da Ciclocidade
-
Formação da comissão eleitoral da diretoria Ciclocidade 2016-2018, compostos por: Carlos Crow, André Leme e Alexandre Ribeiro, com auxílio da secretaria executiva, Liduína Lins, para organização de prazos e documentações.
-
Formação do novo conselho fiscal, se candidataram: Guga Machado, Cyra Malta e Marco Braun.
-
Diretoria com secretaria executiva consultarem os conselheiros fiscais atuais sobre disposição e disponibilidade para permanecerem neste conselho.