Planejamento 2016 – Ata da 2ª Etapa
Ata – 2ª Reunião – Planejamento Ciclocidade 2016
Data: 13 de fevereiro de 2016.
Local: Contraponto – Rua Medeiros de Albuquerque, 55.
Programação
Apresentação de ações previstas e cronograma – 30 min.
Debate geral das ações – 180 min
Debate geral da estrutura /GTs – 60 min
Encaminhamentos – 50 min
Informes
Bicicultura: data de realização, de 26 a 29 de maio de 2016. As comissões já estão organizadas e o conselho geral também já está funcionando.
Projetos e Cronogramas Previstos
1. Campanha Bike Faz Bem ao Comércio – janeiro a março
2. Tratamento de dados de Ciclomobilidade – fevereiro a abril
3. Eleições de diretoria da Ciclocidade e assembleia – março
4. Fórum Mundial da Bicicleta 2016 (representação) – março a abril
5. Vision Zero – abril-julho
6. BICICULTURA – fevereiro a junho
7. Mini edital de apoio a iniciativas de articulação local – junho a julho
8. Bicicleta nas Eleições – agosto- outubro
9. Pesquisa inédita – mês da mobilidade em setembro
10. Formação de Ciclomobilidade (1 turma) – outubro a novembro
11. Mão na Roda – ano todo
– Edição dirigida a mulheres (eventualmente outros grupos não homens cis)
12. Ciclodebate 1 edição – indefinido.
Outras pautas:
- Eleição do CMTT
- GT’s
1. Projetos e Ações Definidos
1.1 Campanha Comércio
- Necessita de mais apoio à coordenação.
- Criar pontos de distribuição: divulgação na Mão na Roda e Aro27, por exemplo, como ponto de distribuição.
- Realizar video do comercio na periferia, fora do centro expandido.
- Mapear, focar em parceiros: Fecomercio, Bike Courriers, associações do comércio etc.
- Vídeo de apoio de grandes parceiros: Sebrae, associação de comerciantes etc.
1.2 Dados Ciclomobilidade
- Realizar convênio com FGV e outros.
- Roteiro dos dados para atualização, um resumo executivo contendo perfil da pesquisa.
- “Escola de Dados” pode ser parceiro e referência.
- Coordenação por Letícia Lemos.
- Estabelecer diálogo com CEBRAP.
- Fazer hackatona
1.3 Vision Zero
- Bicicultura como espaço de articulação.
- Edital Bloomberg, participar com proposta para Vision Zero, prazo do projeto é junho.
- Diálogo com engenheiros, arquitetos, sindicatos, cursos da academia para workshop técnico ou painel no Bicicultura que trate do tema.
- Perspectiva de tirar um manifesto do Bicicultura (para tal, há de se pensar na metodologia dos encontros no Bicicultura para constituir o manifesto).
- Ser o tema das eleições em São Paulo e em outros lugares que queiram somar nessa campanha.
1.4 Edital Ações Locais
- Debate sobre operação urbana Tamanduateí (pontuar edital para escolha de ações).
- Ampliar para região metropolitana.
- Edital pode ficar aberto por um período longo, aberto com prazo estabelecido.
- Conhecer, compreender o VAITEC – forma de apoio para grupos conseguirem montar projeto, realizar oficinas de projetos.
- Criar um fundo, pode ser ampliado com crowdfunding, doações.
- Criar uma comissão de organização (GT Articulação pode virar GT Edital – VaiBici – para elaborar e conduzir o processo de lançamento deste).
1.5 Eleições
- Carta compromisso com consulta pública para os candidatos.
- Pedal com os candidatos.
- Criar GT para acompanhar os programas de governo e pautar mobilidade.
- Articular grupo para cada campanha e com ações de rua.
- Pautar mídia.
- Hotsite para legislativo.
- Coalizão para mobilidade ativa.
1.6 Pesquisa Inédita
- Pesquisa do GT Gênero que será lançada neste primeiro semestre.
- Articular por outras vias, Vision Zero.
1.7 GT Gênero
- Ação em 8 de março, roda de conversa e outras atividades.
- Proposta para Bicicultura: mesas para palestra magna.
1.8 Mão na Roda
- Rever apoio financeiro.
- Retratar o ambiente para melhorar as relações de gênero.
- Tornar o espaço ainda mais como lugar de trocar de ideias, espaços de trocas informais.
- Formações periódicas entre Ciclocidade e Mão na Roda.
- Espaço da MNR no CCSP, torná-lo mais acolhedor, não só uma oficina de conserto de bicicleta.
- Estabelecer o regimento interno como orientador da conduta de colaboradores e, possivelmente, criar um conselho para orientar os rumos e ajudar no processo de manutenção da oficina.
Encaminhamentos Gerais
- Eleição do CMTT: eleição será no final de março e haverão 2 vagas com suplências. Ciclocidade articular com outros grupos a Câmara para articular candidatas e candidatos, já que haverá de ser preenchida vaga com mulheres.
- GT’s: todas as sugestões sobre permanência, reformulação e extinção haverá de ser revisto. Posteriormente, será feito uma consulta geral sobre quais os GT’s permanecem e ações futuras.
- Eleições Diretoria Ciclocidade: realizar reunião extraordinária para formar comissão da eleição, articular as candidaturas e chapas e definir a formação do conselho para ir para assembleia. Diretoria irá propor data e comunica geral.
SISTEMATIZAÇÃO DA 1ª ETAPA PLANEJAMENTO 2016 – Diretrizes, orientações, sugestões
A. Orientações Sobre Projetos e Ações
- Ciclocidade: realizar a festa de 7 anos da ciclocidade. Reforçar a diretoria de Cultura e Formação. Refletir sobre as atividades meio da associação: diretoria/núcleo gestor e/ou profissionais.
- Bicicultura vai ser a ação principal deste ano com grande potencial de dar gás em ações e pautar eleições de várias cidades. Dar o tom das estratégias eleitorais.
- Pesquisas: sistematização de dados para gerar ações midiáticas. Buscar agência Ipsos de pesquisas eleitorais: uma forma de aproximação para melhorar as perguntas de pesquisas relacionadas a bicicleta. Dados ciclomobilidade: estabelecer convênio com a FGV; contagens de ciclistas têm que ser destacados, publicizados com varios artigos; priorizar dados brutos; destacar tópico e quem realizou, abrir resumo executivo de cada uma das pesquisas com dados voltados para o nosso foco. Pesquisa inédita: relacionar a pesquisa ao Vision Zero; tirar do Bicicultura o escopo da pesquisa, lançar no mês da mobilidade e ainda apresentar calendário eleitoral; do GT Gênero, a saber; blocos de pesquisa de perfil – gênero, intermodalidade etc.
- Ações midiáticas: promover campanhas, ações de publicização com dados de pesquisas que tratem de políticas públicas; acompanhamentos das obras em andamento e/ou paralisadas; sobre relação comércio, negócios e bicicletas; promover a Mão na Roda; e para tratar das eleições e comprometer programas de governos com a mobilidade urbana.
- Ciclodebate: realizar e lançar conteúdos nas mídias sociais; estabelecer parceria com IES; aproveitar a vinda de palestrantes, pessoas da bicicleta que já estejam na cidade, divulgar entre associados para ficarem atentos a essas presenças, para realizar ciclodebate.
- Vision Zero: promover conteúdos sobre o tema ao longo do ano; criar força total dentro da programação do Bicicultura para difundir o tema e constituir uma rede em torno de como ampliar a campanha.
- Formações de ciclomobilidade: propõe-se para 2016: uma formação obrigatória para voluntários da Mão na Roda (condutas, ciclomobilidade, conceitos, história, contexto da cidade e do movimento de bicicleta); e uma formação para mais pessoas no segundo semestre; menores para ações locais, miniformação. poderia até cobrar. 2 dias interno e um terceiro em ação de rua indicada; relacionar com mini editais.
- Mão Na Roda: maior presença da diretoria. Buscar educador e pedagogo, não necessariamente monitor, para colaborar no processo de aprendizagem, objetivo central da oficina. Ajuda de um pedagogo para fazer entender o ponto principal: você é um educador e tem responsabilidade em relação ao projeto e às pessoas. Cultura de responsabilidade, não de hierarquia. O voluntário precisa de didática para ensinar, muitas vezes não sabe como. Realizar formação complementar além da mecânica. Destinar um espaço maior no site para Mão na Roda; realizar pesquisa de pefil do usuário da Mão na Roda; estabelecer integração dos integrantes Mão na Roda e as atividades da Ciclocidade; formação para “monitores”, sem estabelecer status hierárquico; rodas de conversa; mural mais comunicação; presença da diretoria na Mão na Roda e reunião; remunerar atividade itinerante; mudar forma de comunicação interna e externamente; para voluntariado, discutir e encontrar forma de envolvimento nas atividades da Ciclocidade.
- Eleições 2016 – Diretoria: destacar nas divulgações a data da assembleia. como um aviso; no estabelecimento da comissão eleitoral estipular prazo suficiente para novos associados poderem votar e se candidatarem.
- FMB 5: levar tudo o que a Ciclocidade tem de materiais, pesquisas; estabelecer relacionamento com o poder público e outras organizações; discutir a possibilidade de trazer o FMB 6 para São Paulo, pensando na estrateégia de pressionar e mostrar para a nova gestão municipal a força da sociedade e da mobilidade por bicicleta.
B. Orientações para GT’s e organização dos mesmos
- GT’s, forma mais ampla e possivel de realizar o trabalho, e acerto no estatuto para conselho consultivo/diretivo na Ciclocidade.
- GT Captação deve ser ampliado para uma comissão de captação para o Bicicultura.
- GT Associação: repensar a saúde financeira da associação, estabelecer metas para reduzir a dependência do Itaú ou de apoio único; realizar campanha de associados para fortalecer e ampliar. Ter um box nas bicicletarias com ficha de associação, adesivos, livros etc.
- Os Gt’s devem ter clareza nas coordenações das ações dos trabalhos, mas sem rigidez.
- Extinguir o GT Articulação e de Captação.
GT Articulação
- Edital de grupos locais também para outras cidades;
- promover articulações com púbico e privado, buscar outras associações e grupos de ciclistas, promover ações comuns com esses diversos grupos em toda São Paulo; colocar outros municípios em tudo;
- articular, convocar e incluir outros atores no processo de política de mobilidade da Ciclocidade: caminhantes, grupos de pedal, projetos em praças e parques que lidam com bicicleta, conselho gestor, automóvel clube e moto clube;
- antes de lançar o edital, promover um esforço de mapeamento das iniciativas locais e pessoas envolvidas com bicicletas; não fechar, inicialmente, no edital.
GT Associação
- GT está desarticulado, considera-se dividir as tarefas atribuídas a este GT com outros e extingui-lo;
- deixar fichas na Mão na Roda para colaboradores.
GT Comércio
- Ampliar para negócios de bicicletas;
- empresas grandes com bicicletários na campanha do comércio;
- Selo para o comércio no final do ano, bondes para colar adesivos e ampliar/estruturar o esforço individual, oferecer adesivos e manual do bike faz bem ao comércio para uma pessoa colar adesivos por onde passa. Bike It / Perfil + Selo;
- convocar demais colaboradores para esforço individual de colaborar com o trabalho coletivo;
- refazer tutorial;
- descentralização do material de distribuição;
- estabelecer parcerias com outras associações;
- Campanha Bike Faz Bem ao Comércio: levar videos para outros locais (eventos) e Prefietura Municipal e São Paulo para locais públicos. TV do Metrô;
- ACSP – divulgar vídeos e o material gráfico;
- Feira do Empreendedor/Sebrae: videos e ação e panfletagem da cartilha;
- passar os videos antes de filmes nos cinemas do Itaú;
- usar percurso para novas edições dos vídeos (mais curtas, por exemplo).
GT Câmara Temática/Executivo
- Unir para único GT Relações Institucionais (executivo e legislativo) que contemple as relações governamentais; une tudo que é atuação junto ao governo, incluindo operações urbanas: acompanhamento do legislativo municipal, estadual, CMTT, legislações;
- expansão da carta compromisso para outros municípios da grande São Paulo;
- criar GT Operações Urbanas.
GT Comunicação
- Ausência de pessoas para lidar com a tecnologia, portanto, faz-se necessário convocar mais colaboradores para o grupo com capacidade para colaborar com tecnologias site, sistema de associados e mídias sociais;
- ampliar a atuação para formar grupos de colaboradores para atuar no Bicicultura, Vision Zero e eleições municipais;
- utilizar das fichas de associados para identificar perfis, ou seja, no sistema de associados.
GT Ônibus, taxis e bicicletas
- Buscar parceria do Uber.
GT Bicicleta nas eleições (Novo)
- Criar este GT para tratar das eleições municipais e articular grupos estratégicos para pautar junto ao programa de governos dos candidatos a política de mobilidade. Grupos articulados em cada programa de governo;
- usar material do ITDP e outros para subsidiar debates com candidatos e programas de governos;
- questionário para atuais vereadores;
- pautar mídia, estabelecer perguntas, questões estratégicas;
- hotsite para candidatos ao legislativo;
- reforçar plano de mobilidade – PlanMob;
- agenda de rua: constranger os candiadatos na rua; ter perguntas chaves para esses momentos.