A Ciclocidade é uma associação sem fins lucrativos, que tem como missão contribuir para a construção de uma cidade mais sustentável, baseada na igualdade de acesso a direitos, promovendo a mobilidade e o uso da bicicleta como instrumento de transformação.

No formato de uma Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, a Ciclocidade foi fundada em novembro de 2009, a partir da reunião de dezenas de cidadãos atuantes na defesa da mobilidade por bicicletas, que perceberam a necessidade de uma entidade representativa para ampliar o alcance de suas ações individuais.

Trabalhamos pela construção de políticas públicas e iniciativas que atendam a mobilidade por bicicletas. Realizamos atividades e projetos que buscam fortalecer e propagar a cultura da bicicleta em todas as esferas da sociedade.

Queremos que todos que circulam nas ruas tenham o direito à vida, segurança e conforto em seus deslocamentos. Defendemos atenção e benefícios crescentes para os ciclistas e para todos os cidadãos que utilizam alternativas inteligentes de locomoção.

A bicicleta pode ser uma alternativa de locomoção para muitas pessoas ou para muitas situações do cotidiano, amplificando as possibilidades de mobilidade urbana e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.

Juntos, somos mais fortes

Acreditamos que a união dos cidadãos pode ajudar a transformar a realidade. A Ciclocidade é composta por pessoas que utilizam ou gostariam de utilizar a bicicleta em São Paulo e acreditam que a mobilidade urbana pode melhorar em nossa cidade.

Nossa entidade tem como princípio a participação ativa na construção dos processos que transformem para melhor a cidade em que vivemos, incluindo o ciclista definitivamente nas políticas públicas e nas iniciativas privadas. Desejamos ser um espaço vivo de pensamento, diálogo e ação para o benefício do ciclismo urbano.

Contamos com a sua colaboração: associe-se!

Composição da Diretoria (fevereiro/2024 a janeiro/2026)

Deiny Façanha, Ricardo Neres Machado e Yuri Vasquez

Diretor Geral – Ricardo Neres Machado 
Diretora Administrativa
– Deiny Façanha
Diretor Financeir – Yuri Vasquez

Conselho Fiscal – Gustavo Andrade, Paulo Fernando Teixeira, Carolina La Terza, Giuseppe Campanini (suplente), Jô Pereira (suplente) e Jady Medeiros (suplente)

Comunicação – Gabriel Bonamichi 

PARCEIROS INSTITUCIONAIS