Ciclocidade Itinerante – Descritivo do projeto

O projeto Ciclocidade Itinerante tem o objetivo de promover a formação e a autonomia de ciclistas e pessoas interessadas no uso da bicicleta como alternativa para mobilidade urbana, por meio da oferta de um conjunto de atividades educativas e culturais.

 O seu caráter itinerante está na possibilidade de levar a diferentes bairros da cidade as atividades, adaptando-as de acordo com o interesse e necessidades de cada local. Podem ser várias atividades conjuntas, atividades contínuas ou ações pontuais.

 Objetivo Geral:

  • Promover o uso da bicicleta como modal de mobilidade urbana, por meio do acesso a conhecimentos e práticas fundamentais para a cidadania e autonomia de ciclistas e de pessoas interessadas. 

Objetivos específicos:

  • Realizar, de acordo com a demanda e especificidades de cada público, oficinas de educação e formação de ciclistas
  • Promover a organização de núcleos de mobilidade urbana e uso da bicicleta, que multipliquem informações, promovam o uso da bicicleta e participem das políticas públicas de mobilidade a partir das demandas da sua região
  • Realizar, em diferentes locais, atividades culturais com foco na bicicleta e mobilidade urbana.
  • Aproximar pessoas da Associação, sensibilizando-as para a importância da sua participação e da representação coletiva de ciclistas.

 O projeto Ciclocidade Itinerante possui quatro módulos não lineares e que podem ser adequados a cada situação:

 I – Oficinas educativas sobre mobilidade urbana e uso de bicicletas

  • Promover interesse na bicicleta como meio de mobilidade e dar ferramentas para seu uso seguro na cidade e como lidar em situações de conflito no trânsito

 II – Oficinas colaborativas de reparo e manutenção de bicicletas

  • Criar um espaço (permanente ou pontual) em que ciclistas se encontram para trocar conhecimentos a partir de uma oficina colaborativa de reparo e manutenção de bicicletas.

 III – Atividades Culturais

  • Realizar atividades como mostras de vídeo, café da manhã, oficinas, celebrações e encontros que promovam a convivência e a valorização da cultura da bicicleta

 IV – Formação de Núcleo de Mobilidade e Uso da Bicicleta (Mobi)

  • Formar grupos regionais de ciclistas que façam a multiplicação de conhecimentos, promovam atividades e participem de ações em favor de políticas públicas de mobilidade e uso de bicicletas na sua região.