Ciclocidade promove Oficinas de Ciclomobilidade em parceria com movimentos da Zona Leste e Ermelino Matarazzo

 

arte chamada contagens

Todos os anos a Ciclocidade promove oficinas sobre ciclomobilidade e acesso à cidade, e neste mês da mobilidade tão atípico, teremos uma edição especial em parceria com movimentos e organizações da Zona Leste e Ermelino Matarazzo. Além de duas oficinas temáticas virtuais, também teremos outros dois encontros online como parte da dinâmica teórica e prática para contagem de ciclistas. A programação faz parte do Projeto "Transposições Locais- a bicicleta em contextos periféricos", que tem apoio da Fundação Rosa Luxemburgo.

Os encontros acontecem entre 12 e 26 de setembro, via Google Meet - plataforma de transmissão online e ao vivo. As Oficinas buscam difundir e compartilhar estratégias de engajamento, mobilização e atuação na promoção do uso da  bicicleta e do direito à cidade com foco no território de Ermelino Matarazzo,

As Oficinas Temáticas estão marcadas para os dias 16/09 (quarta-feira), das 19 às 22hs, e 19/09 (sábado), das 10 às 13hs, abordando os seguintes temas, respectivamente: "Ativismos, mobilização e formação de grupos" e "Direito à cidade e ação política".

Já as Oficinas Teóricas e Práticas de Contagem de Ciclistas são divididas em três momentos. O primeiro, no dia 12/09, busca apresentar a metodologia de contagem e discutir e definir os pontos de aplicação das Contagens na Região de Ermelino Matarazzo, composição de grupos e data para atividade prática de contagem de ciclistas. No segundo momento, os grupos vão a campo para as contagens. Por fim, no terceiro momento, dia 26/09, os resultados das contagens serão apresentados e discutidos por todos. Ambos os encontros virtuais acontecem aos sábados (12 e 26 de setembro), das 10 às 13hs. 

Com data, grupos e pontos definidos, as contagens devem ocorrer em dias de semana, prioritariamente entre terça e quinta-feira. Os interessados em participar das Oficinas de Contagem de Ciclistas devem ter disponibilidade para atuar em contagens em turnos de 2hs, entre 15 e 24 de setembro. Há uma ajuda de custo para os que forem a campo realizar as contagens. As inscrições vão de 3 a 9 de setembro, e serão feitas exclusivamente através deste formulário!

Programação completa:

 

Contagem de Ciclista

 

Oficina Teórica - Sábado (12/09)

10:00hs: Porque e como fazer Contagem de Ciclistas? Com 

Tais Baleiro, da Ciclocidade.

10:30hs: Definindo locais de contagens em Ermelino Matarazzo. Com Flávio Soares, da Ciclocidade.


*Contagens de ciclistas serão feitas pelos grupos formados na oficina do dia 12/09 e acontecerão entre os dias 14 e 24, sendo que não podemos divulgar a data exata por risco de prejudicar os dados que serão colhidos.


Apresentação de resultados - Sábado (26/09)

10:00hs: Quantos Ciclistas circulam por Ermelino todos os dias? Com Tais Baleiro, da Ciclocidade.

Ativismo e Mobilização de pessoas


Bike/Mobilidade ativa e Ativismos - Quarta (16/09), das 19h às 21:30h

Felipe Claros- A bicicleta na periferia e a construção popular de propostas e soluções cicláveis para a cidade- Bike Zona Leste @bikezonaleste 

Almir Siqueira- Projeto da Corrida na Quebrada

Priscila Morais- Projeto Skate no CT- @skatevista

Gil Douglas- Movimento Cultural de Ermelino Matarazzo- Cicloturismo e Cultura


Direito à Cidade - Sábado (19/09), das 11h às 13h

Kelly Fernandes- IDEC- Cidade à pé

Jean Carlos - BZL- Urbanismo Tático 

Tatiane Rodrigues- Cicloraiz

Ricardo Machado- Giro Preto