4 novas Contagens de Ciclistas em Ermelino Matarazzo mostram o uso da bike na ZL

WhatsApp Image 2020 09 17 at 09.44.07foto: Eduardo Magrão

Ao longo de anos de atuação a Ciclocidade percebeu que ao pensar em soluções para questões ligadas à mobilidade nas periferias da cidade, deve-se levar em consideração as diversas formas e finalidade de se deslocar (internamente nos bairros e para outras localidades da cidade), alicerçados em experiências locais,  que aliados a levantamento de dados estatísticos e desenho urbano pode apontar caminhos mais adequados para cada localidade. 

A partir do acúmulo dessas experiências, vimos a necessidade de sistematizar o conhecimento da atuação da sociedade civil nos territórios e disseminar esse conhecimento na busca por democratizar as ferramentas e qualificar a atuação de ativistas, na defesa do uso da bicicleta na cidade, na construção de diretrizes e rumos das políticas públicas. 

A escolha do território se deu a partir de uma combinação entre um olhar inicial sobre os dados de viagens de bicicleta da Pesquisa Origem e Destino 2017 do Metrô, uma leitura aprofundada dos planos setoriais relacionados à bicicleta que incidem na região e uma avaliação conjuntural de quais subprefeituras da cidade a Ciclocidade conseguiria ter boa capacidade de interlocução, de modo a promover alguma incidência. Após conversas entre a equipe, avaliamos conjuntamente que o território da subprefeitura de Ermelino Matarazzo seria o com melhor potencial de atuação neste momento.

Trata-se de um território onde a Ciclocidade já apoiou ações no mês da mobilidade de 2016, onde a equipe de articulação do projeto tem histórico de atuação e está ao lado da subprefeitura de São Miguel Paulista, onde a associação também está atuando em 2020. Todos esses fatores contribuíram para a seleção de Ermelino Matarazzo como local de atuação para o projeto.

Atualmente, há 26,12 km de ciclofaixas e ciclovias implantadas em Ermelino Matarazzo. Segundo o planejamento previsto no PlanMob, outros 25 km de infraestrutura cicloviária deveriam ser implantados, dos quais 19,7 km junto à infraestrutura de priorização de ônibus. Do Plano Cicloviário 2019, cerca de 7 km seriam implantados até 2020 no território da Subprefeitura.

 

Para acessar o relatório individual de cada uma das contagens, clique nos links:

Relatório Contagem - São Miguel com final da ciclofaixa Estrada do Imperador - Setembro-2020

Relatório Contagem - Ponte Cumbica com Av. Assis Ribeiro - Setembro-2020

Relatório Contagem - Estr. Imperador X Av. Águia de Haia - Setembro-2020

Relatório Contagem - Av. São Miguel com Rua Abel Tavares - Setembro-2020

 

Neste relatório, iremos comparar os dados levantados nas quatro contagens que foram realizadas em diferentes pontos do território que corresponde à subprefeitura de Ermelino, entre os dias 17 e 30 de setembro de 2020. (baixe o pdf do relatório comparativo aqui)

 

RELATÓRIO COMPARATIVO

CONTAGENS ERMELINO MATARAZZO

• setembro de 2020 • 

• das 6h às 20h •

1. Estrada Imperador com Av. Águia de Haia

2. Av. São Miguel com Abel Tavares

3. Av. São Miguel com Estrada do Imperador

4. Ponte Cumbica com Rua Assis Ribeiro 




 

LOCAIS DAS CONTAGENS

↠ Ponto 1: Estrada do Imperador com Avenida Águia de Haia

↠ Ponto 2: Avenida São Miguel com Rua Abel Tavares

↠ Ponto 3: Avenida São Miguel com final da ciclofaixa da Estrada do Imperador

↠ Ponto 4: Ponte Cumbica com Rua Assis Ribeiro

 

 

RESULTADOS

 

NÚMERO TOTAL DE CICLISTAS

 

Imperador X Águia de Haia

1.060

São Miguel X Abel Tavares

447

São Miguel X Imperador

302

Ponte Cumbica X Assis Ribeiro

1.184

 

Número de ciclistas que passaram pelos pontos de contagens no período de 14 horas

 

Comparativos Fluxos e Média de Ciclistas




Comparativos Gênero



 

O número de mulheres em bicicletas nas zonas periféricas costuma ser extremamente baixo, ficando na casa dos 2-3%. Essas quatro contagens seguiram este padrão.

 

Comparativos Faixa Etária

Crianças / Adolescentes


 




O número de crianças e/ou adolescentes em bicicleta, segundo o histórico de contagens, tende a ser maior justamente nas zonas periféricas, registrando taxas consideravelmente maiores do que as regiões centrais. Nestas contagens, o ponto onde houve maior incidência de crianças e adolescentes foi na Imperador X Águia de Haia (12%),. Onde houve menor incidência foi na Ponte Cumbica com Assis Ribeiro.

Mais de 60 Anos

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Comparativos Tipos de Bicicletas

Bicicletas de Serviço, Cargueira ou Triciclo

bicicleta por servico e turno

Bicicletas Elétricas


 




Bicicletas Com Motor Adaptado



 




Comparativos Modos de Deslocamento

Fora da Ciclovia


 




Bicicletas na Contramão


 






Bicicletas na Calçada


 






Comparativos Dados Complementares

Utilização de Capacetes


 









Utilização de Mochila / Bagagem


 






Realização

CICLOCIDADE - Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo

www.ciclocidade.org.br

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e

Bike Zona Leste

 

Coordenadora geral: Tais Balieiro

Coordenadores locais:

Eduardo Magrão

Rogério dos Santos Raimundo

Lucas Bravo

Alexandre Silva

 

Colaboradores:

Adriano Pereira dos Santos

Leandro

Suzana Maia

Laerte Bernardi

João Bosco Timóteo de Carvalho

Aline Pellegrini Matheus

Eduardo Magrão

Rogério dos Santos Raimundo

Márcia Ferreira Nogueira

Otto Fernog Gonçalves

Felipe Placiano Claros

Maiar Darweesh

Alberto Rodrigues Camargo

Jean Carlos Martins do Vale

 

Esta contagem foi feita de acordo com metodologia desenvolvida pela

Associação Transporte Ativo

www.ta.org.br