Ciclocidade participa da C40 e leva prefeito de Portland para dar volta de bicicleta em SP

 

 

No final de maio, a cidade de São Paulo foi sede do encontro bienal da C40, uma rede de cidades que tem como objetivo reduzir os efeitos e as causas das mundanças climáticas no planeta.

A Ciclocidade foi convidada pela Clinton Foundation e esteve presente na conferência, que reuniu prefeitos e secretários de cidades como Paris, Amsterdã, São Paulo, Seul, Buenos Aires e Johanesburgo.

A troca de experiências e a divulgação das ações realizadas pelas diversas municipalidades tem como objetivo capacitar as cidades para agir em favor do equilíbrio ambiental.

Os exemplos são diversos e inspiradores: Paris, em uma década (2001-2011) reduziu em 24% o congestionamento ao investir em transporte coletivo, bicicletas e habitações de interesse social na região central. Taiwan iniciou um sistema de aluguel de bicicletas com 163 pontos espalhados pela cidade. Portland (EUA) conseguiu diminuir em 2% as emissões de gases de efeito estufa em 2010, enquanto os EUA tiveram um crescimento de mais de 7%.

Durante a C40, a Ciclocidade teve a oportunidade de convidar o prefeito de Portland, Sam Adams, para dar uma volta de bicicleta em São Paulo. Portland é uma das capitais mundiais da bicicleta e foi eleita a melhor cidade dos EUA para os ciclistas. Sam Adams utiliza a bicicleta regularmente em sua cidade e ficou entusiasmado com a possibilidade de conhecer São Paulo “ao vivo”.

O prefeito de Portland pedalou pelo centro de São Paulo na sexta-feira e adorou a experiência. Ao passar pela rua Sete de Setembro, declarou: “Esse é o tipo de cidade pela qual todo prefeito deveria ter prazer em caminhar: prédios baixos, uso diverso e muita gente caminhando na rua”.

Sam Adams declarou que vê um imenso potencial de uso de bicicleta em São Paulo. “Se você olhar para essa quantidade imensa de pessoas que já se deslocam sem carros, dá pra imaginar que os cidadãos tem um desejo imenso de poderem utilizar também a bicicleta para seus deslocamentos”, afirmou.

O passeio de bicicleta pelo centro de São Paulo teve a presença de vários ciclistas e do secretário Eduardo Jorge (Verde e Meio Ambiente). A iniciativa contou ainda com o apoio do Instituto Parada Vital, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, da Transporte Ativo e da Green Mobility.

 

+ fotos do passeio |  vídeos |  matéria na TV Cultura (3o bloco) | comentários na TV Cultura (4o bloco ~ 6 min)