Ciclocidade participa da Semana da Mobilidade 2011

 

 

Café da manhã oferecido aos ciclistas de São Paulo, participação em audiência pública, oficina Mão na Roda Itinerante, cinema e fotografia. Essas foram algumas das atividades que a Ciclocidade realizou para celebrar a Semana da Mobilidade e o Dia Mundial Sem Carro em 2011.

A programação começou no último dia 16 de setembro com a realização da Contagem de Ciclistas nas Avenidas Paulista e Eliseu de Almeida. A ação realizada pelo segundo ano consecutivo teve como objetivo verificar e estimar o uso da bicicleta como meio de transporte na cidade.

No mesmo dia a Associação esteve presente no Seminário “Os modais não motorizados: pedestres e ciclistas”, realizado pela Rede Nossa São Paulo e que marcou a abertura oficial da Semana da Mobilidade. O evento discutiu a atual situação das vias e calçadas da cidade.

No domingo, 18, a oficina comunitária Mão na Roda saiu do Espaço Contraponto para participar do BiciMobi, evento do projeto Boa Praça, na Praça Amadeu Decome, no bairro da Lapa. Quem esteve no local, fez ajustes nas suas bicicletas com ajuda dos voluntários da oficina.

Representantes da Ciclocidade compareceram à Câmara Municipal de São Paulo na quarta-feira, 21, para participar da Audiência Pública sobre Sistema Cicloviário de São Paulo. Os representantes da Associação tiveram a oportunidade de apresentar alguns comentários sobre o Projeto de Lei 655/2009, que pretende dar nova redação à Lei 14.266, que dispõe sobre o sistema cicloviário da cidade.

Já o dia 22 de setembro começou com café da manhã para os ciclistas que passaram pela Avenida Paulista. Pelo segundo ano seguido, a Ciclocidade realizou o evento em agradecimento aqueles que optaram pelo uso da bicicleta na cidade de São Paulo. Cerca de 200 pessoas passaram pela Praça do Ciclistas e puderam provar bolos, pães, cookies, frutas, sucos, café e leite.

Na tarde do Dia Mundial Sem Carro, mais uma vez a Mão na Roda saiu do seu espaço fixo para uma edição itinerante na Vaga Viva, organizada pela Rede Nossa São Paulo. No mesmo local, foi realizada uma oficina de silk. Várias pessoas passaram por lá e saíram com camisetas pintadas com mensagens alusivas ao DMSC.

Encerrando a programação oficial da Ciclocidade para a Semana da Mobilidade, nos dias 23 e 24 de setembro o Museu da Imagem e do Som de São Paulo foi sede na primeira edição do Ciclocine no MIS. Durante dois dias o público pode assistir filmes sobre mobilidade urbana, entre eles, o inédito Share the Road, da cineasta Andressa Nozue.

No evento também foi possível conferir as 15 fotografias selecionadas no I Concurso de Fotografia da Ciclocidade, que ficaram expostas durante toda a semana no MIS. Os vencedores do concurso - Carlos Alkmin (1º lugar), Daniel Guth (2º lugar) e Giovana Pasquini (3º lugar) - foram revelados na abertura do evento, apresentado por Renata Falzoni.