Ciclocidade participa de debate pré-eleitoral na rádio CBN

 

No último dia 26 de maio, a Ciclocidade esteve presente no primeiro debate da série “Seu bairro, nossa cidade”, promovido pela rádio CBN, com a proposta de discutir as demandas da população da cidade de São Paulo neste período pré-eleitoral. O evento, realizado no auditório do Sesc Itaquera, foi aberto ao público e teve transmissão ao vivo pela emissora.

 

Abordando os transportes na capital, o debate contou a presença do diretor Geral da Ciclocidade, Thiago Benicchio; do engenheiro de tráfego de transportes e vice-presidente da Associação de Pedestres, Horácio Augusto Figueira; do coordenador de Pós-Graduação em engenharia de transportes da USP, Claudio Barbieri da Cunha; e de Márcio Nigro, idealizador do projeto Caronetas.

 

Mediado por Fabíola Cidral, o debate procurou abordar os diferentes tipos de transportes na cidade - o automóvel, os transportes públicos e a bicicleta - e as soluções para o trânsito quase sempre congestionado.

 

Thiago Benicchio lembrou que os congestionamentos em São Paulo são “proporcionais aos investimentos feitos em benefício dos automóveis”, o que revela a necessidade de se modificar as políticas públicas relacionadas à mobilidade urbana.

 

Engenheiro de tráfego, Horácio Figueira apresentou dados a respeito do trânsito da capital e qual caminho o futuro prefeito deve seguir para solucionar a questão. “É preciso que os candidatos invistam em obras que beneficiem a maior parte da população, como os corredores de ônibus", afirmou.

 

“Nossa realidade só vai mudar quando a população passar a avaliar os políticos não pelas obras inauguradas às vésperas das eleições, mas pelo que eles realizam ao longo de todo mandato”, complementou Claudio Barbieri, aproveitando para alertar o público sobre o papel do cidadão em cobrar medidas que beneficiem a população como um todo.

 

Márcio Nigro lembrou que “a opção da mobilidade deve ser uma opção diária. Para um deslocamento curto, posso usar a bicicleta. Se está chovendo, vou até o ponto de ônibus ou pego uma carona com um colega de trabalho”.

 

Ao final do debate, o diretor da Ciclocidade reforçou que é preciso equilibrar a balança de investimentos realizados pelo município, favorecendo outros meios de transporte, e não apenas os automóveis.

 

Dinâmico e participativo, o evento contou com perguntas feitas pela plateia e participação musical do grupo de samba Quinteto em Branco e Preto, que improvisou um “samba da bicicleta” durante o evento. Os próximos debates da série “Seu bairro, nossa cidade” irão ocorrer nas unidades do Sesc Ipiranga, Bom Retiro, Santana e Pompeia.

 

Circuito CBN

No dia 14 de maio, o programa Circuito CBN entrevistou o diretor Geral da Ciclocidade sobre a fiscalização de motoristas. A entrevista, que abordou também dicas de segurança para ciclistas e motoristas, pode ser escutada neste link.