Candidato Gabriel Chalita assume compromisso com a bicicleta em São Paulo

 

 

No último sábado (14/07), o candidato Gabriel Chalita (PMDB) pedalou pela cidade de São Paulo e assinou a “Carta de compromisso com a mobilidade por bicicletas”, um documento produzido pela Ciclocidade e pelo Instituto CicloBR com 10 pontos a serem observados pelo próximo prefeito da capital paulista.

 

A programação iniciou por volta das 10h, em uma padaria do bairro de Higienópolis, onde Chalita pôde conhecer alguns dos membros das entidades e se preparar para a pedalada até a sede de seu comitê de campanha, no Vale do Anhangabaú.

 

Acompanhado de uma pequena comitiva, o candidato seguiu de bicicleta pelas ruas do bairro. Na companhia do diretor da Ciclocidade, Thiago Benicchio, e do diretor do Instituto CicloBR, Felipe Aragonez, Chalita ouviu mais sobre a experiência de pedalar por São Paulo e conheceu algumas das necessidades dos ciclistas que andam pelas ruas da cidade diariamente.

 

Após cerca de três quilômetros de pedalada, já na sede de seu comitê, Chalita ouviu, um a um, os 10 pontos da Carta de Compromisso. O documento - resultado de discussões realizadas com a sociedade civil e de uma consulta realizada pela internet, com mais de 1000 respostas de ciclistas e não-ciclistas - contém diretrizes com as quais o futuro prefeito de São Paulo deverá se comprometer para promover e garantir a mobilidade por bicicletas na cidade.

 

"É interessante ver essa força da sociedade civil, que ajuda o poder público a agir. São Paulo está muito atrás de outras cidades do mundo na questão da mobilidade e é muito rico poder, durante a campanha, discutir essas melhorias para a cidade", afirmou Chalita, após ouvir a apresentação da carta.

 

O candidato questionou os números da infraestrutura cicloviária apresentados pela atual gestão e se propôs a fazer estruturas articuladas, governando para todos os distritos e planejando políticas que atinjam toda a cidade. Ao final do encontro, o candidato assinou a Carta e se comprometeu com a questão da mobilidade em São Paulo.

 

Além de assinar o documento de compromisso, Chalita respondeu perguntas da imprensa e gravou um depoimento para o projeto "Eleições 2012 e a bicicleta em São Paulo", que será divulgado em breve.

 

Com todas essas ações, a Ciclocidade e o CicloBR esperam garantir o compromisso do próximo prefeito com a mobilidade por bicicletas. Para isso, estão convidando todos os candidatos a conhecerem e assinarem a “Carta de compromisso com a mobilidade por bicicletas”.

 

Veja mais:

Fotos - Flickr Ciclocidade

Fotos - Flickr Gabriel Chalita

Chalita pedala e critica política de Kassab para ciclistas - Estadão

Chalita participa de pedalada e assina compromisso com ciclistas - Terra