Candidato Fernando Haddad assina “Carta de compromisso com a mobilidade por bicicletas”

 

 

O candidato a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), participou no domingo, 15, de pedalada com representantes da Ciclocidade e do Instituto CicloBR e assinou a “Carta de compromisso com a mobilidade por bicicletas”, documento produzido pelas duas entidades que reúne 10 pontos a serem tratados pela próxima gestão municipal.

 

O encontro com o candidato foi marcado para às 11h, na Praça do Ciclista, localizada na avenida Paulista com a rua da Consolação. Além de membros das instituições, ciclistas e veículos de imprensa acompanharam a pedalada de cerca de 4 quilômetros até a sede do Diretório Municipal do PT, no centro da cidade.

 

Thiago Benicchio e Felipe Aragonez, diretores da Ciclocidade e do Instituto CicloBR, respectivamente, apresentaram e explicaram ao candidato os 10 pontos da carta de compromisso para garantir a mobilidade por bicicletas na cidade, resultado de discussões promovidas com a sociedade civil e de uma consulta realizada pela internet, com mais de 1000 respostas de ciclistas e não-ciclistas.

 

Fernando Haddad apresentou as propostas para a mobilidade urbana de seu plano de governo. Afirmou que irá construir 150km de corredores de ônibus na cidade e contestou os números de infraestrutura cicloviária que vêm sendo divulgados pela atual gestão. Haddad disse que irá construir 400km de ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas interligadas em toda São Paulo, promovendo ainda a integração dessas com o transporte público, por meio do compartilhamento de bicicletas públicas.

 

"Nós vamos integrar a bicicleta ao bilhete único. Aquele que usar a bicicleta pública como integração ao ônibus, metrô ou trem, vai usá-la gratuitamente. Quem quiser usar exclusivamente a bicicleta, vai pagar um valor simbólico por 3 horas de uso, entre R$ 0,20 e R$ 0,25", afirmou Haddad.

 

O vereador Chico Macena (PT), coordenador da área de transportes do programa de governo de Fernando Haddad, complementou as propostas do candidato, que contemplam ainda campanhas educativas e mais bicicletários instalados em terminais de transporte público, e reforçou: "vamos incentivar o uso da bicicleta como modal de transporte e não apenas como instrumento de lazer".

 

Ciclistas presentes no encontro também puderam fazer comentários sobre a situação da mobilidade por bicicletas em São Paulo e questionar o candidato sobre suas propostas. Fernando Haddad e os representantes da Ciclocidade e CicloBR ainda responderam perguntas da imprensa antes do encerramento do evento.

 

Um vídeo gravado com o candidato será disponibilizado em breve, como parte do projeto "Eleições 2012 e a bicicleta em São Paulo". Com essas ações, a Ciclocidade e o CicloBR pretendem garantir o compromisso do próximo prefeito com a mobilidade por bicicletas na cidade. Para isso, todos os candidatos estão sendo convidados a conhecer e assinar a “Carta de compromisso com a mobilidade por bicicletas”.

 

Veja mais:

Fotos - Flickr Ciclocidade

Fotos - Facebook Haddad

Fotos - Facebook Chico Macena

Haddad critica 'falta de investimento' em transporte público em SP - Estadão

Haddad pedala com ciclistas e critica gestão Serra-Kassab - Terra

Pedalada na Paulista - Pensenovo.tv

Haddad se compromete a reduzir velocidade máxima nas vias de SP - Agência O Globo

 

Documentos fornecidos pelo candidato

Diretrizes do plano de governo para bicicletas

Plano de governo para bicicletas