Ciclocidade celebra Dia Mundial Sem Carro com diversas ações

A Ciclocidade realizou mais uma edição do Café da Manhã do Ciclista, no último Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de Setembro de 2012.

O evento foi realizado na avenida Eliseu de Almeida, na zona oeste da capital, para chamar a atenção da sociedade e do poder público para as ações e infraestruturas em favor da bicicleta prometidas para a região.

Durante o café da manhã, a associação divulgou os resultados da contagem de ciclistas realizada na Eliseu de Almeida, no último mês de agosto, e apresentou um dossiê sobre os projetos de infraestrutura cicloviária desenvolvidos para a região. De acordo com o estudo, a ciclovia da Eliseu de Almeida/Pirajussara deveria existir, pelo menos, desde 2010.

A divulgação do dossiê contou com a presença do subprefeito do Butantã, Daniel Rodrigueiro, que recebeu cópias dos documentos e apresentou o estágio atual dos projetos.

Segundo Rodrigueiro, a subprefeitura realizou a contratação de um novo projeto, que em uma primeira fase prevê apenas 3km de ciclovia no início da Av. Eliseu de Almeida e na Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil. Ainda segundo Rodrigueiro, não há data prevista para o início das obras nem previsão orçamentária para a mesma no Orçamento Municipal de 2013.

A Praça João Afonso de Sousa Castelano, local do café da manhã, recebeu cerca de 300 ciclistas e moradores da região, que participaram das atividades promovidas pela Ciclocidade no local. Além do café, quem passou pela praça recebeu botons da associação e pôde estampar a camiseta com motivos de bicicleta, em uma oficina de serigrafia móvel montada no local.

O local do café também foi ponto de encontro para a Pedalada pela Ciclovia da Eliseu de Almeida, organizada por moradores da região e que contou com apoio da Ciclocidade.

Mão na Roda Itinerante e Ciclodebate na Semana da Mobilidade


A versão itinerante da oficina comunitária Mão na Roda - realizada todas às quintas no Espaço Contraponto, na Vila Madalena - esteve presente em outros dois eventos da Semana da Mobilidade 2012.

No dia 22, os mecânicos voluntários da oficina participaram das atividades da Praia da Paulista, evento promovido por um coletivo de organizações articulado pela Rede Nossa São Paulo, na Praça do Ciclista (av. Paulista).

Já no domingo (23), a Mão na Roda Itinerante esteve presente no Bicicromia, evento promovido pelo Instituto CicloBR, na Ciclovia da Marginal Pinheiros, e que reuniu os grafiteiros Mundano, Reynaldo Berto, Apolo Torres, Paulo Ito e Mauro Neri.

As atividades promovidas pela Ciclocidade na Semana da Mobilidade 2012 foram iniciadas no dia 17 de setembro, com a realização do Ciclodebate "Carrodependência tem cura?", que contou com a participação do arquiteto Alexandre Delijaicov, professor da FAU-USP, e Paulo Saldiva, professor titular da Faculdade de Medicina da USP.

A programação da Ciclocidade na Semana da Mobilidade contou com apoio do Mercado Apanã, Bike Forever, Nata da Serra, Associação Amigos da Praça João Afonso de Souza Castellano, Native Alimentos e Izumi Iogurteira.


+ Confira mais imagens do Café da Manhã do Ciclista
+ Veja fotos do Ciclodebate "Carrodependência tem cura?"
+ Conheça o Dossiê Eliseu de Almeida
+ Saiba mais sobre a Contagem de Ciclistas 2012 da Eliseu de Almeida