Atualização do dossiê Eliseu de Almeida


A previsão de um sistema cicloviário para a região das avenidas Eliseu de Almeida e Pirajussara existe desde a formulação do Plano Regional Estratégico do Butantã, em 2004. A partir daí, diversos projetos e propostas foram feitas, mas nenhuma saiu do papel.

 

Em setembro de 2012 a Ciclocidade consolidou o histórico de ações e projetos no “Dossiê Eliseu de Almeida - Para o transporte ativo nas avenidas Eliseu de Almeida e Pirajussara”. O documento foi entregue ao então subprefeito durante o Café da Manhã do Ciclista e a outros órgãos da prefeitura.

 

A partir das ações que aconteceram depois da primeira publicação, a entidade atualizou o documento, consolidando uma nova versão em março de 2013. A nova versão do dossiê contém informações sobre as recentes manifestações e reuniões que aconteceram entre a sociedade civil e com representantes do poder público.

 

Entre as novidades contidas no documento estão as respostas aos ofícios protocolados pela Ciclocidade em três órgãos municipais: Secretaria Municipal de Transportes (SMT), Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e Subprefeitura do Butantã, com destaque para as informações contidas na resposta da SMT:

 

“Até o presente momento (28/12/2012) analisamos dois projetos de ciclovia para os locais mencionados. Um deles foi o projeto funcional da Ciclovia ao longo das avenidas Eliseu de Almeida e Pirajussara, estabelecendo ligação até o município do Taboão da Serra, com uma ramificação ao longo da Av. Jorge João Saad, até Paraisópolis. Este projeto funcional foi aprovado pela CET e a licitação para seu detalhamento como projeto executivo ficou sob responsabilidade da subprefeitura do Butantã.

 

Posteriormente a CET recebeu da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras projeto básico de ciclovia ao longo da Av. Eliseu de Almeida até a Av. Deputado Jacob Zvibil, detalhado pela JBA Engenharia. Este projeto não está ainda aprovado pela CET, pois necessita revisões e detalhamentos, já solicitados aos responsáveis. No momento estamos aguardando as revisões para análise e aprovação.”

 

A versão atualizada do “Dossiê Eliseu de Almeida - Para o transporte ativo nas avenidas Eliseu de Almeida e Pirajussara” está disponível para download no site da Ciclocidade.

 

+ DOSSIÊ ELISEU DE ALMEIDA (PDF)

+ CONTAGEM DE CICLISTAS ELISEU DE ALMEIDA - 2012 (PDF)