Semana da Mobilidade 2013

 

Pelo quarto ano consecutivo, a Ciclocidade realizou uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro. A data tem como objetivo promover a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e estimular a adoção de alternativas para a mobilidade urbana. 

As atividades foram desenvolvidas ao longo de duas semanas nas zonas norte e oeste da cidade, contando com o patrocínio do Itaú e apoio do Centro Cultural da Juventude (CCJ) e da Bike Forever.

Contagens de ciclistas

Com o objetivo de dimensionar o número de usuários de bicicletas em importantes vias da cidade e subsidiar políticas públicas de mobilidade, desde 2010 a Ciclocidade vem realizando contagens de ciclistas, a partir da metodologia criada pela associação Transporte Ativo.

As contagens foram realizadas nos dias 10/09 (zona norte) e 12/09 (zona oeste) e obtiveram resultados acima das expectativas da associação.

Realizada entre 05h e 20h, a contagem da Inajar de Souza, no norte da cidade, revelou um total de 1.423 ciclistas. Uma média de 93 ciclistas por hora contabilizada. Já a contagem realizada no cruzamento das avenidas Faria Lima e Rebouças, ao longo de 14 horas (das 06h às 20h), contabilizou 1.726 ciclistas (ou 126,28/hora).

Os números deste ano praticamente dobraram se comparados às contagens realizadas nos anos anteriores, em locais onde não existe infraestrutura para bicicletas (avenidas Paulista e Eliseu de Almeida).

+ Relatório: contagem de ciclistas Inajar de Souza

+ Relatório: contagem de ciclistas Faria Lima X Rebouças

+ Fotos: contagem Inajar de Souza

+ Fotos: contagem de ciclistas Faria Lima X Rebouças

 

Inauguração da Mão na Roda Zona Norte

Realizada em parceria com o Centro Cultural da Juventude (CCJ), a oficina Mão na Roda Zona Norte aos sábados desde julho e, durante a Semana da Mobilidade, teve sua inauguração oficial. O evento marcou a conclusão dos trabalhos de montagem do espaço, capacitação dos colaboradores e compra de ferramentas.

A inauguração ocorreu no sábado (14/09) e o dia de atividades contou com oficina, roda de conversa, exibição de vídeos, silkagem de camisetas e a abertura da exposição Sem Saída, do cartunista Andy Singer, em parceria com a Bike Forever.

+ Fotos da inauguração da oficina

 

Café da Manhã do Ciclista

Com a intenção de homenagear aqueles que optaram por uma forma mais inteligente de se locomover, a Ciclocidade realizou pelo quarto ano consecutivo o Café da Manhã do Ciclista durante a Semana da Mobilidade 2013.

Neste ano a novidade ficou por conta da realização do evento em dois lugares da cidade: as avenidas Inajar de Souza e Faria Lima. Ciclistas que passaram por lá nos dias 17 e 19 de setembro foram presenteados com um kit especial de café da manhã, materiais informativos e coletes refletivos.

+ Fotos: Café do Ciclista - Inajar de Souza

+ Fotos: Café do Ciclista - Faria Lima

 

Vaga viva

Em parceria com o Centro Cultural da Juventude e o Greenpeace, a Ciclocidade realizou um passeio ciclístico e uma vaga viva na Vila Nova Cachoeirinha (zona norte). As atividades aconteceram no final de semana de 21 e 22 de setembro.

+ Fotos da vaga viva e passeio

 

Seminário na Câmara Municipal

O encerramento da Semana da Mobilidade aconteceu na terça-feira, 25/09, com a realização do seminário “A bicicleta em São Paulo: políticas públicas para transformar a cidade”, que contou com palestra da secretária de Transportes de Nova York, Janette Sadik-Khan.

Realizado pela Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana, o seminário teve o apoio da Ciclocidade, Vá de Bike, ArqFuturo, Comissão de Política Urbana da Câmara e Eu Vou De Bike. Além da palestra de Janette, o seminário debateu a consolidação da legislação, o orçamento municipal, a gestão municipal da política cicloviária e o fomento à mobilidade por bicicleta.

A Frente Parlamentar da Mobilidade Humana é um espaço de debates entre o Legislativo e a sociedade civil que tem participação permanente da Ciclocidade. Ao longo do ano, a Frente constituiu grupos de trabalho para tratar da bicicleta em três áreas: orçamento, legislação e plano diretor. Durante o seminário, estes grupos apresentaram seus resultados e propostas.

+ Vídeo na íntegra do seminário - Parte 1

+ Vídeo na íntegra do seminário - Parte 2

+ Apresentação: Grupo de Trabalho Consolidação da Legislação Cicloviária

+ Apresentação: Grupo de Trabalho Orçamento Municipal

+ Apresentação: Gustavo Partezani (SP Urbanismo) - Eixo Cicloviário Faria Lima

+ Fotos do seminário