Ciclocidade, os primeiros quatro anos

 

Na noite de 25 de novembro de 2009 mais de 90 pessoas estavam reunidas no Espaço Contraponto para o ato de fundação da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, a Ciclocidade.

 

Há exatos quatro anos, o desejo de transformar a cidade ganhava a força de uma organização que surgia com o propósito de representar os usuários de bicicletas de São Paulo. Até o parto foram alguns meses de gestação, envolvendo boas horas de conversas entre dezenas de cidadãos dispostos a construir novos horizontes para atuação em favor da mobilidade por bicicletas.

 

A Ciclocidade foi gestada por diversos pais e mães que atuavam nos movimentos horizontais em atividade na cidade desde o início dos anos 2000. Contou com o apoio daqueles que já estavam na batalha há mais tempo e o reforço de outros muitos que começavam a enxergar a importância do tema para a transformação de São Paulo em uma cidade mais justa e sustentável.

 

Nosso nome contém em si uma missão: ser uma associação de ciclistas em uma cidade grande e complexa como São Paulo é um desafio tremendo.

 

Ao longo destes quatro anos buscamos descobrir nossa vocação em um mar de possibilidades, tentamos entender o que fazemos e o que não fazemos, experimentamos formas de trabalho e construímos de maneira ética, plural, participativa e transparente a nossa atuação.

 

Sabemos que o caminho é imperfeito, que erros foram cometidos e que a nossa atuação ainda é insuficiente para provocar as transformações com a velocidade necessária e que atenda aos anseios da comunidade. Buscamos aprender com as falhas e estivemos sempre dispostos a corrigir os rumos, seja através das reuniões abertas mensais, dos nossos canais de comunicação ou do engajamento nas equipes e grupos de trabalho.

 

Boa parte do nosso percurso foi feito de maneira 100% voluntária, sem que nenhum dos envolvidos no trabalho tivesse algum tipo de remuneração financeira. Em 2013 conquistamos nosso primeiro apoio institucional, que permitiu a contratação de alguém dedicado em meio período diário ao trabalho.

 

Ao longo dessa trajetória tivemos a certeza de que muitas das nossas ações foram importantes para a cidade e trouxeram resultados na construção de políticas públicas e de ações transformadoras.

 

Sabemos que a melhoria das condições de vida e mobilidade dependem de um trabalho incessante e cada um dos voluntários da Ciclocidade tem dedicado uma quantidade significativa de dias e horas de suas vidas para isso.

 

Agradecemos sinceramente a cada um que se envolveu ou apoiou o trabalho da Ciclocidade nestes quatro anos.

 

No início de 2014 iniciaremos um novo ciclo, com a eleição de uma nova diretoria para a entidade. Seguimos contando com o apoio e engajamento de todos os associados e com a força de milhares de apoiadores que acreditam na importância de uma Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo.

 

Nossa história está apenas começando. Fortaleça esta luta, Associe-se: http://www.ciclocidade.org.br/participe/associe-se

 

Fotos e artigos sobre o ato de fundação em 2009:
edugreen
Igual Você
pedalante
Transporte Ativo
wadilson