10% do FUNDURB para as bicicletas

Desde o ano passado a Ciclocidade vem participando da discussão sobre o Plano Diretor Estratégico (PDE) de São Paulo, marcando presença em audiências públicas, protocolando sugestões e promovendo debates sobre o tema.

O texto do novo Plano Diretor foi aprovado em primeira votação pela Câmara dos Vereadores em maio de 2014 e agora recebe as últimas alterações, através de emendas dos parlamentares.

A proposta contempla a mobilidade por bicicletas, mas não menciona a provisão de recursos. Por isso iniciamos a campanha por 10% de recursos do FUNDURB (Fundo de Desenvolvimento Urbano) para a realização de orbas de implantação do sistema cicloviário.

A carta abaixo está aberta a adesões de entidades e grupos até a próxima segunda-feira (02/06) e será enviada ao relator do PDE na Câmara, vereador Nabil Bonduki.


10% do FUNDURB para bicicletas!


CONSIDERANDO que o Programa de Metas da atual administração, em sua meta 97, estabelece a implantação de uma rede de 400 km de vias cicláveis;

CONSIDERANDO a Carta de Compromisso assinada pelo então candidato à Prefeitura de São Paulo, o Sr. Fernando Haddad, em que se compromete a “aumentar em 0,25% ao ano o orçamento de transportes para a bicicleta, atingindo 1% até 2017”;

CONSIDERANDO a necessidade de priorização dos modos não-motorizados nas políticas públicas de mobilidade urbana, amparados pelo Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal nº 9.503/97), pelo Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/01) e pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal nº 12.587/12);

CONSIDERANDO as obrigatoriedades garantidas em inúmeras leis municipais, historicamente desrespeitadas, com destaque para as leis 10.907/90 (“Ciclovias em novas avenidas”), 13.995/05 (“Bicicletários em locais de grande afluxo”) e 14.266/07 (“Sistema Cicloviário”),

CONSIDERANDO a construção coletiva de um novo Plano Diretor Estratégico (Projeto de Lei 688/2013), em que se estabelece os instrumentos e as diretrizes para o Desenvolvimento Urbano e o Sistema de Planejamento Urbano da cidade;

CONSIDERANDO a ausência de um instrumento previsto em lei que garanta recursos para infraestrutura cicloviária na LOA - Lei Orçamentária Anual.

Amparados e fundamentados por farta legislação e pelo interesse público em se promover o uso de meios ativos de locomoção na cidade - como pedestres e ciclistas - vimos solicitar ao relator do Plano Diretor Estratégico a inclusão de um artigo que garanta 10% dos recursos arrecadados pelo FUNDURB (Fundo de Desenvolvimento Urbano) para serem aplicados em obras do sistema cicloviário municipal, sem prejuizo ao orçamento dos demais órgãos da administração.

A nova redação sugerida ao PL 688/2013 (“Plano Diretor Estratégico”) é:


Capítulo IV - Do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano
Seção II - Das Destinações de Recursos
Novo artigo: Ao menos 10% (dez por cento) dos recursos arrecadados pelo FUNDURB deverão ser destinados para a implantação do sistema cicloviário municipal.


Colocamo-nos à disposição.
Cordialmente,

Ciclocidade - Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo
UCB - União de Ciclistas do Brasil
Bike Anjo
Rede Bicicleta para Todos
Instituto CicloBR
Instituto Aro MeiaZero
Aliança Bike
Las Magrelas
oGangorra
Ciclo Urbano
Vá de Bike