Assista aos vídeos da campanha Bicicleta faz bem ao Comércio

Para a campanha Bicicleta faz bem ao Comércio, fomos ouvir comerciantes que já são amigos da bicicleta sobre suas experiências, com o objetivo de ajudar a mostrar e espalhar os exemplos bem sucedidos. Ao todo, são 7 vídeos na série, cada um abordando diferentes lados do tema. Segue abaixo a listagem completa:

 

A Francesinha: entregas mais rápidas e seguras em bicicleta
No primeiro vídeo da série, o pessoal do açougue "A Francesinha", no centro de SP, conta que hoje é mais seguro e mais rápido fazer entregas em bicicleta pelas ciclovias do que de moto. O paraciclo na frente da loja também trouxe mais segurança para clientes ciclistas e entregadores. Um vídeo de José Renato Bergo, da Figura Web Filmes.

 

Frida & Mina: Comércio de rua ganha visibilidade
No segundo vídeo da campanha Bicicleta faz bem ao Comércio, a entrevista é com Thomas Zander, dono da sorveteria Frida & Mina, em Pinheiros. Zander conta como a ciclovia da Rua Arthur de Azevedo fez com que a sorveteria passasse a ser vista por mais gente, uma vez que as pessoas em bicicleta passam mais devagar pelos comércios de rua. Um vídeo de Rachel Schein.

 

Quitanda: A ciclofaixa e os fornecedores
No terceiro vídeo da campanha Bicicleta faz bem ao Comércio, entrevistamos a gerente Joyce di Cesare, do Quitanda, também em Pinheiros. A ciclofaixa da rua Arthur de Azevedo passa exatamente em frente ao ponto de carga e descarga, que recebe cerca de 100 fornecedores/semana para abastecer cerca de 5 mil produtos diferentes, inclusive uma feira de orgânicos. O Quitanda continua a favor das bicicletas? É claro que sim! Um vídeo de Rachel Schein.

 

Pastifício Primo: Ocupação das calçadas
No quarto vídeo da campanha Bicicleta faz bem ao Comércio, entrevistamos Ivan Bornes, dono do Pastifício Primo​, também em Pinheiros. Há muitos olhares que poderíamos dar sobre o Pastifício Primo, mas escolhemos o recorte do ótimo exemplo que eles dão de ocupação e uso da calçada, com um banco, paraciclos e até uma pequena floricultura. Calçadas agradáveis criam ambientes convidativos e ajudam a mudar a cara do bairro, valorizando-o tanto para clientes como para moradores. Um vídeo de Flavio Soares (blendervelvets.org), de Sylvia Sanchez (CicloUtopia) e Eduardo Lage (Co.Bike).

 

Prime Dog: Estimule as pessoas a parar
No quinto vídeo da campanha Bicicleta faz bem ao Comércio, falamos sobre a importância de estimular as pessoas a parar no estabelecimento - o que passa por uma boa calçada. Desta vez, a conversa é como Maria do Socorro, gerente do Prime Dog, no Paraíso. Quando implantaram uma ciclovia em frente à lanchonete, houve primeiro um certo receio. Só que o movimento de ciclistas foi tão grande e tão bom que o Prime Dog decidiu reformar a calçada toda para abrigar paraciclos e mesas do lado de fora, buscando aumentar ainda mais a clientela. Um vídeo de Flavio Soares (blendervelvets.org), Sylvia Sanchez (CicloUtopia) e Anita Delmonte.

 

Rota do Acarajé: Amplie a área de convivência
Como estimular a parada de pedestres e ciclistas quando um comércio não está na rota direta de ciclovias ou ciclofaixas? No sexto vídeo da campanha Bicicleta faz bem ao Comércio, falamos com Luisa Saliba, proprietária do Rota do Acarajé, na Santa Cecília. O restaurante investiu na instalação de um parklet com paraciclo como forma de ampliar a calçada, substituindo duas vagas de automóveis em frente ao estabelecimento por uma área pública de convivência, aberta ao uso por todas as pessoas. Um vídeo de José Renato Bergo , da Figura Web Filmes, com entrevista por Cyra Malta.

 

Ótica São Vicente: Descontos grandes para clientes ciclistas
No sétimo e último vídeo da campanha Bicicleta faz bem ao Comércio, abordamos o tema dos incentivos para clientes ciclistas. Alguns comércios dão brindes ou pequenos descontos, mas a Ótica São Vicente​, em Perdizes, ultrapassa todas as expectativas. Como estratégia para conquistar novos clientes e, porque não, fidelizá-los, a ótica dá 25% de desconto em lentes e armações para quem chega de bicicleta, além de ter um paraciclo e receber ciclistas com copo d'água. Quem nos conta é Natália Pereira, assistente de comunicação da loja. Um vídeo de Rachel Schein.