Nota de falecimento - ciclista esportivo Cláudio Clarindo

A comunidade ciclista paulista acordou em choque na manhã desta segunda-feira (25/1). Cláudio Clarindo, 38, e seu companheiro de treinamento, Jacob Amorin, 32, foram atingidos por um automóvel em alta velocidade quando treinavam no acostamento da rodovia Rio-Santos.

Mais do que um dos dez melhores ultramaratonistas em bicicleta no mundo, Cláudio era conhecido ou amigo de muitos colegas nossos. Ele morreu antes mesmo de dar entrada no Pronto-Socorro, enquanto Amorim sofreu múltiplas fraturas em uma das pernas e teve de passar por cirurgia.

A versão oficial conta que o motorista responsável pelo homicídio teria dormido ao volante. Há, entretanto, outra versão circulando, de uma pessoa que teria estado na estrada naquele mesmo momento e visto uma situação diferente.

O relato narra uma sequência de ultrapassagens proibidas e de pilotagem arriscada no acostamento, no contexto das quais as vidas de Clarindo e Amorim eram apenas mais duas que estavam sendo colocadas em risco. Não sabemos qual versão é a correta. Demandamos apenas que haja seriedade na apuração dos fatos.

A Ciclocidade mais do que se solidariza com as famílias de Clarindo e Amorim. Afirmamos o compromisso de entrar com uma ação no Ministério Público do Estado para pedir o cumprimento de leis estaduais que foram totalmente abandonadas pelo Governo do Estado, pelas concessionárias das estradas e rodovias, e também pelo Departamento de Estradas de Rodagem - DER.

Infelizmente, o caso dos atletas Claudio Clarindo e Jacob Amorim não é isolado e merece a mobilização e união de todos nós, ciclistas, esportistas ou urbanos, para melhorar as condições de circulação de bicicletas em estradas por todo o Estado.

A Ciclocidade retomará, ainda, a Frente Parlamentar pelo acesso e uso de bicicleta na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, espaço conquistado pelos ciclistas para fazer ecoar as demandas que temos com relação aos órgãos estaduais e que extrapolam os limites dos municípios.

 

Ciclocidade - Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo