Este sábado: Apresentação dos resultados da pesquisa Grupos de Pedal da Grande SP

PesquisaGruposPedalGrandeSP

 

A Ciclocidade, o Bike é Legal e o Sesc Santo André apresentam neste sábado (3/12) os resultados da pesquisa que traçou o perfil de ciclistas que participam de grupos de pedal na Grande São Paulo. O evento será às 16h, no Sesc Santo André, com debate e homenagens a coordenadores de grupos de pedal.

A pesquisa apontou que 39% dos participantes de grupos de pedal também usam a bicicleta como meio de transporte. Em São Paulo, o índice sobe para 44%, enquanto no Grande ABC é de 32%. A cicloativista Renata Falzoni, pioneira em grupos de pedal no Brasil e fundadora do Night Biker's Brasil, lembra que no fim dos anos 1980 o uso da bicicleta era mais voltado para lazer e, por isso, se surpreendeu com o grande percentual de integrantes que também usam a bicicleta como meio de transporte.

Para o coordenador da pesquisa e diretor de Cultura e Formação da Ciclocidade, Michel Will, os grupos de pedal são uma importante manifestação cultural urbana, e a pesquisa aprofunda o conhecimento sobre ela, além de qualificar o debate. "As informações são fundamentais para conceituar e promover políticas públicas voltadas ao uso da bicicleta na Grande São Paulo."

 

Outros pontos da pesquisa
- 77% dos participantes são homens e 23%, mulheres;
- 69% têm renda a partir de três salários mínimos;
- 40% são solteiros ou separados/divorciados; 60% são casados;
- 73% são brancos; 15%, pardos; 9%, amarelos e 2%, negros;
- 51% pedalam de duas a três vezes por semana, enquanto 37% apenas uma vez por semana.

 

Composição das respostas
O perfil dos Grupos de Pedal da Grande SP foi traçado com base em 997 respostas online, sendo 586 de moradores de São Paulo (59%), 319 do Grande ABC Paulista (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) (32%); e 92 de outros municípios da Grande São Paulo (9%).

 

Serviço
Resultados da pesquisa Grupos de Pedal da Grande SP
Sábado (3/12), às 16h
Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar
Haverá paraciclos no local - acompanhe mais informações no evento no Facebook