Ciclocidade participa do 21º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito da ANTP

CongressoANTP2017

Começou hoje pela manhã (28/6) o 21º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito da ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos. A mobilidade ativa estará em peso pautando o congresso, com apresentação de artigos, mesas de debates e oficina.

A participação da Ciclocidade começa hoje à noite, com o lançamento do livro "Mobilidade humana para um Brasil urbano", que teve o capítulo sobre mobilidade por bicicletas escrito por Daniel Guth, diretor geral da Ciclocidade.

Amanhã, às 10h, haverá a apresentação de um artigo sobre mulheres e bicicletas (Marina Harkot); e na sexta-feira duas mesas de debate com participação de representantes da associação: uma às 9h sobre a economia da bicicleta (Daniel Guth) e outra às 16h sobre a implantação dos 400km de ciclovias e ciclofaixas em São Paulo (Daniel Guth, Cyra Malta e Leticia Lemos).

O GT Gênero da Ciclocidade também organizou duas mesa de debate e uma oficina. A primeira mesa de debate acontece já esta quarta-feira, às 14h, falando da importância de discutir as mulheres e seu cotidiano a partir da mobilidade urbana; a segunda será quinta-feira, às 11h, sobre como incluir questões de gênero no transporte. Já a oficina, sobre compreensão da ótica de gênero no planejamento de sistemas de mobilidade urbana, será na sexta-feira, às 9h.

Veja abaixo os detalhes sobre as atividades, horários e salas onde a Ciclocidade estará. O congresso acontece de hoje a sexta-feira, das 9h às 17h30, no Centro de Eventos Pro Magno - Rua Samaritá, 230 - Casa Verde. A programação completa pode ser acessada no link: http://21congresso.antp.org.br/.

 

Quarta-feira, dia 28/6

18h - Lançamento do livro "Mobilidade humana para um Brasil urbano"
O capítulo sobre mobilidade por bicicletas foi escrito por Daniel Guth, diretor geral da Ciclocidade

14h - Sala MASP - Mesa de debate "Mulheres e seu cotidiano a partir da mobilidade urbana – por que discutir esse tema?"
Moderador: Ivan Regina (Engenheiro da Diretoria de Planejamento/CPTM Debatedores: Juliana Antunes (Arquiteta e Urbanista) Luiza Oliveira (WRI) Joice Berth (Arquiteta e Urbanista) Simony César (Projeto Nina; Pesquisadora – hacktivismo, smart cities e mobilidade urbana das mulheres

 

Quinta-feira, dia 29/6

10h - Sala Praça da Sé - Apresentação do artigo "Mulheres com bicicletas: entraves para o deslocamento em São Paulo"
Marina Harkot (Ciclocidade)

11h - Sala MASP - Mesa "Como incluir questões de gênero no transporte? Exemplos de boas práticas para a construção de sistemas de mobilidade urbana mais inclusivos"
Moderadora: Kelly Cristina Fernandes (Arquiteta e Urbanista da TC Urbes). Debatedoras: Karla Dominguez Gonzalez (Banco Mundial), Paula Santoro (Arquiteta e Urbanista/FAUUSP, Projeto ObservaSP), Ana Carolina Nunes (Mestre em Políticas Públicas/UFABC, Sampapé), Suzana Nogueira (Arquiteta e Urbanista/CET-SP).

 

Sexta-feira, dia 30/6

9h - Sala Masp - Mesa "A economia da bicicleta"
Moderadora: Lucia Mendonça (ANTP). Debatedores: Daniel Guth (Ciclocidade), Victor Andrade (Coordenador do Laboratório de Mobilidade Sustentável da UFRJ), Marcelo Maciel (Aliança Bike), Juliana de Castro (COPPE/UFRJ).

9h - Sala Mercado Municipal - Oficina "Compreendendo a ótica de gênero no planejamento de sistemas de mobilidade urbana"
Haydee Svab (Engenheira civil e fundadora do Grupo de Estudos de Gênero/Escola Politécnica USP), Marina Harkot (Cientista Social, mestranda em Planejamento Urbano e Regional na FAUUSP), Bianca Macedo (Engenheira Civil/ITA, GT Gênero da Ciclocidade).

16h - Sala Parque Ibirapuera - Mesa "A sociedade civil e os 400km de ciclovias e ciclofaixas em São Paulo"
Moderadora: Renata Falzoni (Bike é Legal). Debatedores: Daniel Guth (Ciclocidade), Willian Cruz (Vá de Bike), Cyra Malta (Ciclocidade), Leticia Lemos (LabCidade/USP), Jilmar Tatto (Ex-Secretário municipal de Transportes de São Paulo).