Ciclistas criam Grupo de Trabalho com a Secretaria Municipal de Esportes

 

Reuniao SecretarioEsportes Julho2017c

A cultura da bicicleta em São Paulo extrapola a questão da mobilidade urbana. Dialoga diretamente com temas diversos como segurança pública, educação, esporte, lazer, verde e meio ambiente. Por este motivo, a Ciclocidade tem liderado uma frente de conversas com os secretários responsáveis por tais pastas para ver como a sociedade civil pode atuar para que a pauta esteja presente em diferentes ações intersecretariais.

Como parte desse movimento, no último dia 17/7 representantes da Ciclocidade, Instituto Aromeiazero, Instituto CicloBr, Transporte Ativo, Bike é Legal, Dream BMX, grupo Pelotão de Elite (Zona Leste) e membros da Câmara Temática de Bicicleta, se reuniram com Jorge Damião, secretário municipal de Esportes. O objetivo do encontro era fazer uma conversa inicial entre as entidades de ciclistas da capital e membros da Secretaria para conhecer o “estado da arte” das políticas de esporte e lazer voltadas ao uso de bicicletas e para avaliar possibilidade de atuação conjuntas.

Durante o encontro, Damião contou que já esteve presente em uma das reuniões da Câmara Temática de Bicicleta e que fez parte da criação das ciclofaixas de lazer na cidade, em 2009.

Para o secretário, o foco da pasta é na bicicleta como forma de lazer e saúde, uma vez que várias pesquisas apontam que mais de 50% das crianças não pratica nenhuma atividade física. Segundo o secretário, São Paulo seria inclusive a última colocada entre as capitais em atividade física. Tudo isso fez com que a Secretaria de Esportes colocasse a meta de aumentar em 20% a taxa de atividade física até 2020 dentro do Plano de Metas divulgado pela Prefeitura.

Damião contou ainda que a Secretaria Municipal de Esportes está patrocinando um grande evento de bicicletas que será realizado no dia 20/8, em parceria entre as quatro Prefeituras Regionais de Itaquera, São Miguel Paulista, Guaianazes e Cidade Tiradentes. Também estão sendo criados Clubes da Caminhada em 500 Unidades Básicas de Saúde (UBS), para trabalhar a prevenção e ajudar no tratamento de diabetes e hipertensão.

Já ciclistas presentes trouxeram a questão de como atuar sobre o Parque das Bicicletas (Zona Sul de São Paulo, onde está o gabinete da Secretaria), em que as obras do Metrô estão sendo finalizadas e haverá a devolução do terreno para a Prefeitura. Uma das ideias trazidas pelo Dream BMX e Bike é Legal é a de que o parque volte a ser um espaço para bicicletas. A implantação de um Pump Track, que é uma iniciativa muito inclusiva para novas e novos ciclistas, poderia ser feita como aconteceu no Parque de Esportes Radicais, no Bom Retiro. Barato, moderno e inclusivo, um Pump Track no Parque das Bicicletas poderia ser uma alternativa para mulheres e crianças ciclistas ao Parque do Ibirapuera.

 

Reuniao SecretarioEsportes Julho2017b

 

 

Encaminhamentos

  • Criação de um Grupo de Trabalho entre ciclistas e a Secretaria Municipal de Esportes para atuar sobre questões como organização de esportivos e suas dificuldades, locais para treino (tanto estrada quanto mountain bike) e sobre a reforma do Parque das Bicicletas.
  • Ciclofaixas de Lazer: avaliar possibilidade criação de novo trajeto no Ipiranga e de revisão do trajeto na região da Guarapiranga. Possibilidade de trazer as ciclofaixas de lazer de volta para a Secretaria Municipal de Esportes.
  • Possibilidade de retomar o projeto de escolas de bicicleta e de Bondes A Pé, algo que a Secretaria Municipal da Educação tem interesse em ajudar.
  • Possibilidade de realizar um campeonato de BMX (ou de outra modalidade de bicicletas) entre as 32 Prefeituras Regionais.
  • Reunir todos os supervisores de esporte das Prefeituras Regionais para uma reunião sobre como estimular o uso de bicicletas em suas localidades, com abertura de ruas, apoio a eventos, organização de torneios, entre outras ações possíveis.
  • Fazer um levantamento de como está o acesso de bicicletas aos equipamentos municipais vinculados à Secretaria de Esportes.

 

 

Reuniao SecretarioEsportes Julho2017a