Campanha da Ciclocidade ganha prêmio da Transporte Ativo

A campanha Bicicleta faz bem ao Comércio, da Ciclocidade, ficou em primeiro lugar na categoria Ação Educativa e Conscientização, no III Prêmio – A Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil da Transporte Ativo. Os resultados foram anunciados nesta segunda-feira (11/4) pela ONG do Rio de Janeiro. Ganhou menção honrosa na mesma categoria a iniciativa Caminhos da Cidade – Atividades interdisciplinares sobre mobilidade urbana, da ONG brasiliense Rodas da Paz.

O prêmio “A Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil” da Transporte Ativo premia todo ano as melhores iniciativas brasileiras de quem trabalha em prol das bicicletas. Este ano, houve 37 inscrições para três categorias, “Ação educativa e de Sensibilização”, “Levantamento de dados e pesquisas” e “Empreendimento”. A premiação de cada uma das iniciativas vencedoras é de R$ 1,5 mil, além de um trófeu, um “diploma” e um adesivo exclusivo personalizado para colar na bicicleta. A entrega dos prêmios acontecerá durante o IV Workshop Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil, entre os dias 27 e 29/4, no Rio de Janeiro.

Leia a matéria completa no site da Transporte Ativo para ver os outros ganhadores e menções honrosas. Abaixo, o texto da inscrição no prêmio.

 

Bicicleta faz bem ao Comércio

A campanha “Bicicleta faz bem ao Comércio” foi lançada ao final do mês da mobilidade (30/9) de 2015, com o objetivo de sensibilizar comerciantes ainda resistentes com a presença cada vez maior de ciclistas em São Paulo.

Pensada como uma extensa ação dividida nas 3 etapas abaixo, a campanha está em execução neste momento.

 

Etapa 1

Publicação online de vídeos curtos com depoimentos de comerciantes cujos negócios já estão adaptados para receberem bem ciclistas. Os depoimentos são focados em temas centrais na relação comércio-bicicleta.

Até o momento, os vídeos registraram mais de 2 mil views no canal do Youtube e mais de 21 mil views e quase 600 curtidas no Facebook, sendo diretamente responsáveis por uma aceleração na visibilidade do perfil da Ciclocidade nesta rede social.

Os depoimentos em vídeo também ilustram os conceitos apresentados no manual Bicicleta e Comércio, também publicado online e com tiragem impressa de 15 mil exemplares.

 

Etapa 2

Distribuição pontual de materiais de sensibilização. A distribuição dos manuais é realizada junto com a dos adesivos verdes de Bicicleta Bem-Vinda, com tiragem 10 mil exemplares, por meio de ações de rua organizadas com grupos de ciclistas voluntários. Também estamos fechando parcerias de apoio à campanha com Sebrae, Associação Comercial e Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Comércios a favor das bicicletas colam os adesivos na fachada e são marcados em um álbum de fotos online, aumentando a visibilidade da ação como um todo. O alcance orgânico do álbum no Facebook, até o momento, é de 20 mil views.

Com os adesivos é possível identificar os estabelecimentos que já são “amigos da bicicleta”. Esta ação cria identidade, unidade e reconhecimento da empatia entre o comércio e os ciclistas.

Com o manual, é possível impactar os comerciantes que positivamente desejam se adequar e receber bem clientes ciclistas, pois o material contem passo a passo para isto e ainda conta com depoimentos curtos dos comércios que já são amigáveis.

 

Etapa 3

A partir de Março de 2016, estimularemos redes colaborativas de avaliações de comércios amigos da bicicleta. A Ciclocidade realizou uma parceria com alguns grupos que abordam a temática de bicicleta e comércio para unir esforços em um ponto focal único que seja reconhecido por ciclistas como a ferramenta de referência no quesito comércios bike-friendly, a plataforma “Bike It”.

A nova versão do Bike It será lançada em breve e tem como base a abertura de dados e o uso de mapas colaborativos e abertos feitos na plataforma Open Street Maps. Ela abre a possibilidade também de identificar os comércios mais bem avaliados ao longo do ano para que recebam um certificado de excelência, algo que a Ciclocidade está estudando para criar já em 2016.

Posts Similares