Ciclocidade promoveu encontro de Gary Fisher com ciclistas e com o Prefeito de São Paulo
Mais uma vez o Espaço Contraponto esteve lotado para um rico e inquietante debate, desta vez com uma lenda viva da história da bicicleta, o “pai” do mountain bike, o excêntrico Gary Fisher.
Dentre muitas curiosidades sobre como o mountain bike surgiu no início de 1980, nas descidas de Pine Mountain, norte de São Francisco, Gary Fisher debateu com muita naturalidade e conhecimento acerca dos benefícios de se investir na mobilidade por bicicletas em nossas cidades. Ele, que está com 64 anos de idade e ainda pedalando com a intensidade de um garoto, destacou os benefícios com a saúde física, mental e espiritual de se ter mais pessoas pedalando em mais bicicletas, por mais tempo.
O formato de bate-papo, com perguntas e respostas imediatas, propiciou aos participantes um contato mais próximo com o palestrante, que pode destacar uma série de incentivos para que os ciclistas paulistanos não desistam de usar a bicicleta na cidade e sobre como incluir mais pessoas neste processo através do advocacy, da promoção ao uso e das políticas públicas essenciais e necessárias.
Pedalada com o Prefeito de São Paulo
Visando a incentivar as políticas cicloviárias da cidade de São Paulo, Gary Fisher, o Prefeito Fernando Haddad e o Secretário de Transportes Jilmar Tatto aceitaram o encontro proposto pela Ciclocidade e pela Trek Bikes de pedalar pelas ciclovias do centro de São Paulo, até a sede da Prefeitura.
Acompanhados por uma dezena de ciclistas, puderam interagir de maneira a reforçar consensos de que só há benefícios em se investir na ciclomobilidade e que a implantação de estrutura física é um passo importante para a promoção e massificação do uso de bicicleta na cidade.
Após a pedalada, os ciclistas acompanharam o Gary Fisher e o Prefeito até o gabinete, onde aconteceu um bate-papo informal e uma pequena coletiva de imprensa. Dentre os assuntos conversados destacaram-se: os benefícios com a saúde pública; a relação aberta e humana que ciclistas constroem com a cidade; a urgência pela desoneração tributária do setor, visando ampliar o acesso dos brasileiros à bicicleta; a diversidade de usos e cultura da bicicleta nas cidades; e a importância de campanhas de promoção ao uso e respeito ao ciclista.
Ao final do encontro os ciclistas presentes cobraram ações do Prefeito e do Secretário de Transportes acerca do treinamento de motoristas de ônibus e medidas de redução de velocidades na cidade. Em resposta aos questionamentos, o Secretário Tatto informou que está estruturando a criação de três centros de capacitação de motoristas de ônibus, em diferentes regiões da cidade, visando melhorar o compartilhamento do espaço com ciclistas e visando a melhoria das velocidades médias dos modos coletivos, em detrimento das velocidades máximas. O Prefeito ainda solicitou ao Secretário uma auditoria na medição dos tacógrafos dos ônibus da cidade, com a intenção de verificar onde e como as velocidades estão incompatíveis com a preservação da vida de todos na via pública.