Contribuições públicas para a nova licitação dos ônibus são entregues ao secretário de transportes
A Ciclocidade focou na questão do treinamento, capacitação, fiscalização e eventual punição a motoristas de ônibus
Ontem pela manhã (31/8), representantes das organizações Greenpeace, Idec, Apé – Estudos em Mobilidade, Cidade a Pé, Minha Sampa e Rede Butantã entregaram em mãos ao secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, as contribuições da sociedade civil coletadas durante a campanha #busãodossonhos.
As solicitações abordaram principalmente no cumprimento do Plano Municipal de Mudanças Climáticas, pelo qual 100% da frota de ônibus deve rodar com combustíveis renováveis ou motor elétrico até 2018, e em garantir a intermodalidade por bicicleta, ou seja, possibilitar que as pessoas levem suas bikes nos ônibus ou deixem-nas em segurança em bicicletários implantados nos terminais. É possível ler mais sobre as reivindicações de cada organização na matéria publicada pelo Greenpeace.
Veja abaixo a proposta protocolada pela Ciclocidade:
À Comissão Especial de Licitação
São Paulo Transporte S/A SPTrans
REF.: CONTRIBUIÇÕES À CONSULTA PÚBLICA DO EDITAL DE LICITAÇÃO DA CONCESSÃO DE LINHAS DE ÔNIBUS DE SÃO PAULO
Proposta: Inclusão de item sobre treinamento, capacitação, fiscalização e punição de condutores
A Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) vem, por meio deste ofício, solicitar a inclusão de ítem, no edital de licitação, acerca da obrigatoriedade das empresas de ônibus de São Paulo na realização de treinamento, capacitação, fiscalização e punição em relação à convivência dos seus condutores e dos usuários de bicicleta.
De acordo com dados da CET, em 2014, das 47 mortes de ciclistas no trânsito paulistano, 11 foram causadas por motoristas de ônibus, ou seja, mais de 23% delas.
Em decorrência deste número alarmante de atropelamentos e colisões envolvendo os dois veículos acreditamos que uma ação com todas as empresas de ônibus, operadoras do futuro sistema, deverá ser constante e obrigatória.
Sobre cursos de treinamento e capacitação, nossa sugestão é que constem desde já no edital de licitação que o conteúdo e a metodologia completa destes serão submetidos à aprovação da Câmara Temática de Bicicleta, vinculada ao Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT); garantindo, desta forma, participação e controle sociais na formulação desta importante política para um trânsito mais harmonioso.
Atenciosamente,
Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo