Grupo de Trabalho com a Secretaria Municipal de Esportes dá o primeiro passo em busca da revitalização do Parque das Bicicletas
Na última segunda-feira (4/9), representantes da Ciclocidade, Bike é Legal e Dream BMX estiveram novamente com a Secretaria Municipal de Esportes para dar o primeiro passo relacionado ao Grupo de Trabalho criado entre sociedade civil e poder público.
O tema era a revitalização do Parque das Bicicletas, uma área foi ocupada pelo Metrô para as obras da linha Lilás e que agora precisa ser devolvida à Prefeitura. Propor que Metrô execute uma contrapartida que atenda às demandas da bicicleta ao entregar de volta a área é uma oportunidade única, uma vez que a Prefeitura ainda tinha nada previsto para área e por se tratar, como o nome já diz, de um Parque das Bicicletas.
A proposta havia sido lançada em uma reunião com o Secretário de Esportes e Lazer, Jorge Damião, ocorrida em julho. A ideia é tornar o Parque das Bicicletas um centro de referência da cultura esportiva da bicicleta, com pump tracks, uma área para wheeling e flatland, um mini-velódromo para fixas e speed e uma quadra de Bike Polo. A proposta seria fazer as estruturas em asfalto para minimizar custos e seguir o Centro de Esportes Radicais, considerado um case de sucesso.
Estiveram presentes, pelas organizações, Michel Will (diretor de cultura e formação da Ciclocidade), André Ribeiro, Blue Herbert e a Renata Falzoni; pelo poder público, participaram Maurício Garcia e Fátima Nóbrega, que trabalham no gabinete do secretário municipal de esportes e lazer.
Relato sobre a reunião
O encontro começou com uma breve apresentação de quem estava presente e com a retomada dos tópicos discutidos na reunião passada. O grupo das entidades da sociedade civil apresentou rapidamente a diversidade de manifestações da cultura da bicicleta em São Paulo e reforçou a importância de contemplar as demandas relacionadas à bicicleta no momento da devolução da área usada como canteiro de obras. Também exibiu um vídeo do processo de construção do Centro de Esportes Radicais e outro que explica o que é um pump track.
Renata Falzoni explicou a necessidade de um espaço voltado para a formação de ciclistas para o esporte. Justificou que muitas destas manifestações da cultura da bicicleta presentes em São Paulo são hoje modalidades Olímpicas, como o BMX Racing, o BMX Freestyle, o Ciclismo de Pista.
Fátima Nóbrega precisou sair da reunião para atender uma demanda do secretário. Maurício Garcia explicou que a Prefeitura não tem nada previsto para a área e que o projeto poderia emplacar. Disse que, para que isso aconteça, será preciso primeiro entender o acordo estabelecido entre Prefeitura e Metrô. Sendo um acordo antigo, devido à demora na completude das obras, passou por muitas gestões e seria necessário checar se já há algo previsto pelo lado do Metrô para a revitalização. Segundo, será necessário fazer uma proposta mais imagética e com números para convencer o secretário municipal de esportes e lazer, Jorge Damião. A pasta possui uma meta de diminuir 20% a inatividade esportiva, o que pode contar a favor de um projeto assim.
Centro Esportivo da Mooca
Durante aa conversa, surgiu o assunto do Centro Esportivo da Mooca, que deve passar por uma revitalização em 2018. Ali também já houve um projeto criação de um pump track de asfalto, que não foi implantado. A pista chegou a ser construída e mantida por um ano pelos praticantes do BMX Freestyle, que limpavam e cuidavam da estrutura.
No entanto, alegando falta de manutenção e limpeza da área pela gestão do Centro Esportivo da Mooca e que a área estava acumulando lixo e servindo de abrigo para moradores em situação de rua, a estrutura foi destruída pela Prefeitura neste ano de 2017. Maurício disse que seria interessante apresentar novamente este projeto, pois com a revitalização isso poderia ser contemplado.
Encaminhamentos
- Maurício Garcia ficou de encaminhar a planta da área ocupada pelo Metrô e levantar o tipo do acordo estabelecido entre Prefeitura e Metrô;
- Michel Will, André Ribeiro e Blue Herbert ficaram de, a partir da planta, formalizar um croqui, descrevendo as estruturas que iriam compor o projeto;
- Marcar uma nova reunião no Centro de Esportes Radicais, para que o Maurício, a Fátima e a Daniela possam conhecer a estrutura que vamos propor.