201601 RelatorioITDP

ITDP Brasil lança relatório com análise e recomendações sobre a rede cicloviária de São Paulo

201601 RelatorioITDP

 

O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil) lançou ontem (20/1) o relatório “Política de Mobilidade por Bicicletas e Rede Cicloviária de São Paulo: Análise e Recomendações”. Elaborado ao final do ano passado, a publicação dependia da entrega do documento à Prefeitura de São Paulo, o que aconteceu este mês.

Como explica Thiago Benicchio, gerente de Transportes Ativos para São Paulo do ITDP Brasil, “o desenvolvimento de uma política de mobilidade que contemple a bicicleta não deve ser entendida apenas como a construção de infraestrutura para seu uso como veículo, já que ela tem um papel fundamental na mudança do comportamento de mobilidade das pessoas”. Devemos, portanto, começar a construir indicadores para que o uso das bicicletas como opção de transporte seja ampliado.

É neste contexto que o relatório se insere, possuindo três objetivos principais: consolidar o histórico da política de mobilidade por bicicletas em São Paulo, propor sugestões para alguns de seus componentes estratégicos e analisar a rede cicloviária implantada até o momento da pesquisa (novembro de 2015), o que inclui recomendações de melhoria da rede existente e da planejada.

A análise da rede cicloviária usa como base os guias Urban Bikeway Design Guide (NACTO, 2011) e Manual Ciclociudades (ITDP, 2011) e apresenta os resultados da avaliação feita presencialmente pela própria equipe do ITDP Brasil. Naquele momento, ela era composta por 328 km de infraestrutura exclusiva (ciclovias e ciclofaixas) e 31,9 km de vias compartilhadas com sinalização cicloviária (ciclorrotas).

O relatório completo do ITDP pode ser acessado neste link direto,  na biblioteca da Ciclocidade ou no site do instituto.

Posts Similares