Pesquisa: Perfil de quem usa bicicleta na cidade de São Paulo – Arquivo de apresentação
Clique na imagem acima ou neste link para baixar a apresentação completa. |
Introdução
As maiores cidades brasileiras estão assistindo à grande ascensão da bicicleta, que se torna cada vez mais visível e, por que não, notável. Este trabalho, executado na capital paulista pela Ciclocidade – Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo, em parceria com a ONG Transporte Ativo, traz respostas a muitos dos questionamentos mais comuns relacionados a este meio de transporte.
Quem utiliza a bicicleta como meio de transporte nas cidades? E por quê? Quanto tempo as pessoas gastam e qual a distância percorrida nos deslocamentos? Como avaliam seus percursos, as estruturas viárias e cicloviárias e o que propõem para melhorar?
O que podemos adiantar sobre os resultados é que o uso da bicicleta na cidade de São Paulo é muito mais diverso do que se imagina. O objetivo desta pesquisa, no entanto, vai muito além de satisfazer curiosidades. Queremos também trazer informações valiosas que possam subsidiar a formulação de mais e melhores políticas públicas voltadas a quem usa a bicicleta na cidade.
COORDENAÇÃO
APOIO
FOTOS DO LANÇAMENTO
Na primeira fila, da direita para a esquerda: Gabriel di Pierro, diretor executivo da Ciclocidade;
Luciana Nicola,do banco Itaú (anfitriã da noite e apoiadora da pesquisa); Nabil Bonduki,
secretário municipal de cultura; Aline Cavalcante, d’ oGangorra.
Fotografia: Fabio Miyata.
Daniel Guth, diretor de participação da Ciclocidade e coordenador executivo da pesquisa,
apresenta os resultados. Fotografia: Fabio Miyata.
Ana Carolina Nunes, coordenadora executiva da pesquisa, apresenta os resultados.
Fotografia: Fabio Miyata.
O secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, comenta sobre a pesquisa.
Fotografia: Fabio Miyata.
Ao final, uma roda de comentários, perguntas e respostas. Na foto, a parte da roda formada por,
da esquerda para a direita, Nabil Bonduki, Zé Lobo (Transporte Ativo), e Jilmar Tatto.
A mesa contou ainda com Suzana Nogueira (diretora de planejamento cicloviário da CET),
Daniel Guth e Ana Carolina Nunes. Fotografia: Fabio Miyata.
RELEASE PARA A IMPRENSA
Nesta segunda-feira (21/9), véspera do Dia Mundial Sem Carro, a Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo lança os resultados da inédita pesquisa “Perfil de quem usa bicicleta na cidade de São Paulo”, realizada em parceria com a ONG Transporte Ativo, Observatório das Metrópoles, e com apoio do banco Itaú.
O mapeamento é um dos mais abrangentes já feitos no município com relação a ciclistas. Ao todo, foram aplicados 1.804 questionários in loco, entre 10 e 28 de agosto de 2015. Os entrevistados eram pessoas que estavam andando de bicicleta em todas as regiões da cidade, do centro à periferia, tanto em vias contempladas por ciclovias ou ciclofaixas quanto em ruas ainda sem infraestrutura, mas que são usadas com frequência por ciclistas.
Também foram realizadas abordagens em bicicletários públicos e com usuários dos sistemas de bicicletas compartilhadas.
Alguns destaques da pesquisa
- Com relação à renda, quase 40% dos ciclistas da capital paulista ganham entre 0 (sem renda) e 2 salários mínimos (R$ 1.576).
- Com relação a faixa etária, também quase 40% dos ciclistas têm entre 25 e 34 anos. Ciclistas entre 35 a 44 anos compõem a segunda faixa etária mais presente, com cerca de 27%.
- Mais de 70% dos ciclistas afirmam usar a bicicleta pelo menos 5 vezes por semana, indicando que a bicicleta é, de fato, o principal meio de transporte para muitos paulistanos. Este resultado se repete entre homens e mulheres.
- 62% dos paulistanos afirmam pedalar mais de 5km no principal deslocamento feito por bicicleta no dia.
- Como forma de melhorar seus deslocamentos diários, 50% dos entrevistados sugerem a implantação de mais vias exclusivas para ciclistas na cidade. Já dos entrevistados que disseram nunca usar ciclovias em suas viagens, 80% estão na periferia.
- Sobre quando a bicicleta começou a ser usada como meio de transporte, dois extremos se destacam entre as respostas: 29% dos entrevistados pedalam há mais de 5 anos, enquanto 19% há menos de 6 meses. O alto número de “novatos” pode se dever à influência da expansão da malha cicloviária na cidade – nas áreas central e intermediária, praticamente 40% dos ciclistas começou a pedalar há menos de um ano.
O lançamento da pesquisa completa “Perfil de quem usa bicicleta na cidade de São Paulo” será nesta segunda-feira (21/9), no Itaú Cultural – Av. Paulista, 149, a partir das 19h. Na ocasião, também serão apresentados os dados da última contagem de ciclistas feita na Av. Paulista, em setembro de 2015.