Primeira reunião do grupo Pŕo-Ciclista em 2013 tem apresentação dos planos cicloviários

 

No último dia 27 de agosto o Grupo Executivo Pró-Ciclista realizou sua primeira reunião do ano. Constituído inicialmente como grupo de articulação intersecretarial do Executivo municipal, o Pró-Ciclista discutiu a inclusão da sociedade civil em sua composição e teve como pauta a apresentação dos planos cicloviários do município.

 

Coordenado pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT), o Pró-Ciclista reúne secretarias e órgãos relacionados à mobilidade por bicicletas. Na reunião do dia 27, o coordenador do grupo Ronaldo Tonobohn (superintendente de planejamento da CET-SP) apresentou o detalhamento das metas da gestão até 2016.

 

O programa de metas do município contempla dois ítens relativos às bicicletas: as metas 74 e 78. Cada meta do programa está sob responsabilidade de uma secretaria municipal e a SMT optou por adicionar apenas os projetos de infraestrutura cicloviária sob sua responsabilidade, deixando os projetos sob responsabilidade de outras secretarias como um “adicional” aos 400km de infraestrutrutura cicloviária prometidos nas metas 74 e 78.

 

Os projetos sob responsabilidade da SMT contemplam as seguintes redes cicloviárias: 26km no Jd. Helena, 17km no Jd. Brasil e 12km no Grajau. Estes projetos estão em fase de contratação de obras. A SMT também pretende adicionar redes complementares, cujos projetos estão sendo em fase de desenvolvimento, mas prevêem 63km na região leste,  43km na zona norte  e11km na zona sul, totalizando 117km. Fazem parte da meta da prefeitura também 150km de corredores de ônibus com infraestrutura cicloviária e 60km de ciclorrotas.

 

Além dos projetos sob responsabilidade da SMT, serão implantados 310km de ciclorrotas complementares ao sistema de bicicletas compartilhadas BikeSampa. O sistema teve as metas antecipadas e a região de abrengência redefinida. Agora a instalação de estações do BikeSampa deve seguir em direção ao centro da cidade e zona leste. A meta de implantação de 300 estações do BikeSampa também foi antecipada: em vez de dezembro de 2014, serão instaladas até março do ano que vem. As 200 novas estações devem funcionar também com o Bilhete Único.

 

Segundo Tonobohn, o custo de desenvolvimento dos projetos e implantação das novas ciclorrotas auxiliares ao BikeSampa será bancado pelo patrocinador do sistema (Itaú). A Ciclocidade sugeriu melhorias na sinalização das ciclorrotas, tanto para informar aos motoristas sobre os limites de velocidade nas vias, quanto para melhorar a indicação de caminhos para os ciclistas.

 

A reunião também serviu para definir a participação da sociedade civil no grupo, que até agora era exclusivo do poder Executivo. A SMT fará um chamado público para entidades dispostas a integrar o grupo. As entidades deverão enviar um breve currículo de sua atuação e, caso existam mais de 8 inscritos, os integrantes do poder executivo municipal que integram o grupo farão a seleção das entidades. No futuro, o pró-ciclista poderá ser transformado em um grupo gestor da política cicloviária ou funcionar como câmara temática do Conselho de Transportes.

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