Relatório de Contagem de Ciclistas – Av. Paulista 2015 (junho)
Avenida Paulista
Sexta-feira, 26 de junho de 2015
Das 6h às 20h
Clique para baixar o Relatório de Contagem em PDF. Clique para baixar a Planilha com os Dados Brutos em XLSX. Clique para baixar o comparativo entre 2010, 2012 e 2015. |
INTRODUÇÃO
A contagem de 2015 é a terceira a ser realizada na Avenida Paulista, cenário de inúmeros acidentes com ciclistas e um dos lugares mais emblemáticos da cidade. O levantamento foi feito na sexta-feira do dia 26 de junho, dois dias antes da inauguração da tão esperada ciclovia no canteiro central.
Em números brutos, o aumento de ciclistas nos últimos anos soa expressivo, oscilando entre 33% e 40% se considerarmos os dados de 2010 e 2012, respectivamente. Isso mesmo em um dia frio da capital paulista. Porém, como os tapumes que isolavam a obra haviam sido retirados alguns dias antes da contagem, parte do aumento registrado já reflete o uso parcial da ciclovia.
A importância de fazer um novo levantamento neste momento é produzir dados recentes que sirvam para comparação futura e possibilitem avaliar melhor a influência da implantação da ciclovia. No caso da Av. Eliseu de Almeida, por exemplo, a implantação parcial da uma infraestrutura cicloviária respondeu por um aumento de 53% no fluxo de ciclistas entre 2012 e 2014 e finalmente por um novo aumento de 40% entre 2014 e 2015, quando já estava em pleno uso.
O método utilizado para a contagem foi desenvolvido pela Associação Transporte Ativo, do Rio de Janeiro (www.transporteativo.org.br). Trata-se de uma planilha com um desenho esquemático do local, com espaços a serem preenchidos com a origem e o destino do ciclista, além de informações complementares como acessórios, faixa etária, gênero, tipo de bicicleta etc.
LOCAL DA CONTAGEM
Avenida Paulista, cruzamento com Avenida Brigadeiro Luís Antônio.
RESULTADOS
NÚMERO TOTAL DE CICLISTAS: 977
Média de ciclistas por hora: 69,79
Média de ciclistas por minuto: 1,16
Número de ciclistas que passaram pelo cruzamento no período de 14 horas
Horários mais intensos de fluxo de ciclistas:
Período da manhã: de 8h às 10h, totalizando 154 ciclistas
Período da noite: de 18h às 20h, totalizando 195 ciclistas
COMPARATIVOS FLUXO E MÉDIA DE CICLISTAS
2010, 2012 E 2015
Observação para a interpretação dos gráficos:
A contagem de junho de 2015 já começa a medir a influência parcial da ciclofaixa que,
embora ainda não inaugurada, estava com os tapumes de proteção recém retirados,
permitindo o acesso de ciclistas a parte da estrutura.
GRÁFICOS – ORIGENS E DESTINOS
Ilustração com o total de origens e destinos dos ciclistas.
GRÁFICOS – GÊNERO E FAIXA ETÁRIA
A porcentagem de ciclistas mulheres na Av. Paulista (8%) parece típica do momento de início de implantação de uma ciclovia. Ela é similar à da terceira contagem da Eliseu de Almeida (7%), realizada em uma situação semelhante, e já registra um aumento frente às contagens anteriores: em 2010 e 2012, havia entre 4% e 5% de mulheres, respectivamente.
COMPARATIVOS GÊNERO – 2010, 2012 E 2015
COMPARATIVOS CRIANÇAS / ADOLESCENTES
2010, 2012 E 2015
Embora a porcentagem de crianças e adolescentes ainda pareça baixa (3%), há um aumento expressivo de 200% se levarmos em conta os dados dos anos anteriores. Na verdade, a proporção de 3% de crianças/adolescentes tende a ser incomum em vias centrais com tráfego tão intenso de veículos – nas últimas contagens na Rua Vergueiro (2014), Av. Faria Lima (2015) e Ponta de Cidade Universitária (2015), ela ficou em 0%. Os únicos casos em que as contagens registraram esse nível são os da Eliseu de Almeida (2015) já com a ciclovia plenamente implantada (3%); em Heliópolis (2015), em que o local de contagem era ao lado de uma escola (7%); e na Inajar de Souza (2014) (5%).
GRÁFICOS – TIPOS DE BICICLETA
No histórico de contagens, as bicicletas de serviço (cargueiras, triciclos etc) sempre registram uma alta participação na Paulista, oscilando entre 12% a 16%. O levantamento de 2015, entretanto, passa a colher dados relativos ao uso de bicicletas elétricas, Bike Sampa e de skates, o que não aconteceu nos anteriores, realizados por método fotográfico.
COMPARATIVOS TIPOS DE BICICLETA
2010, 2012 E 2015
GRÁFICOS – MODO DE DESLOCAMENTO
A ciclovia estar apenas parcialmente acessível significava ter de entrar e sair dela em vários trechos, evitando os tapumes. Ainda assim, a opção por usá-la, em detrimento de andar na via com os carros ou na calçada, aparece de forma significativa: 74% das pessoas já preferiam a ciclovia.
O comparativo com os anos anteriores também já mostra em números quedas significativas de ciclistas na contramão (de 20% a 16% a 4% em 2010, 2012 e 2015) e de ciclistas na calçada (de 27% a 18% a 11% nos mesmos anos).
COMPARATIVOS MODO DE DESLOCAMENTO
2010, 2012 E 2015
GRÁFICOS – DADOS COMPLEMENTARES
Curiosamente, a taxa de uso de capacete tem aumentado com o número de ciclistas. Em 2010, ela era de 23%, subindo para 33% em 2012 e finalmente aumentando ainda mais para 40% em 2015.
Realização
CICLOCIDADE – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo
www.ciclocidade.org.br
contato@ciclocidade.org.br
Coordenadora geral: Tais Balieiro
Coordenadores locais: Rachel Schein / Fabio Miyata
Colaboradores voluntários:
Carlos Crow
Hamilton Takeda
Natalia Forcat
Renato Botelho
Renata Winkler
Isabela Reno
João Lacerda
Daniel Guth
Juliana Maggi Lima
Natan Rodeguero
Esta contagem foi feita de acordo com metodologia desenvolvida pela
Associação Transporte Ativo
www.ta.org.br