Relatório de Contagem de Ciclistas – Av. Ricardo Jafet 2017

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Av. Ricardo Jafet
Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2016
Das 6h às 20h

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INTRODUÇÃO

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A implantação de uma ciclovia ou ciclofaixa na Av. Ricardo Jafet é de extrema importância para quem se desloca ou quer se deslocar por bicicleta, pois ajudaria a conectar as infraestruturas cicloviárias existentes nos bairros do Cambuci, Ipiranga, Vila Mariana e Saúde, na Zona Sul de São Paulo. A imagem acima, que evidencia tais conexões, é do Mapa Digital da Cidade de São Paulo, o GeoSampa.

Sendo uma via plana, ampla e linear, a Av. Ricardo Jafet não exige preparo físico específico, constituindo uma ótima rota para quem usa a bicicleta. É, também, caminho para ciclistas que transitam entre São Paulo e a região do ABC Paulista.

RicardoJafet2017 TiposDeBicicleta Foto2

Ao mesmo tempo, a via apresenta várias faixas de rolamento e fluxo intenso de veículos, o que faz com que ciclistas menos experientes não sintam segurança para trafegar nela. Há relatos de atropelamentos e colisões em diferentes pontos da avenida, muitas vezes devido à imprudência de motoristas e à falta de fiscalização, o que torna a implantação da ciclofaixa ainda mais necessária.

 

Os números do perigo

O número de ciclistas contabilizados durante os turnos da contagem demonstra esse grau excessivo de insegurança. É comum que as contagens realizadas em pontos de conflito com veículos motorizados registrem um fluxo na faixa entre 500 e 600 ciclistas – é o caso, por exemplo, da Ponte da Freguesia do Ó (Zona Norte), do cruzamento entre a Estrada Imperador e a Av. Água de Haia (Zona Leste), ou mesmo do bairro vizinho de Heliópolis (Zona Sul).

Números abaixo deste patamar tendem a indicar uma zona – ou, no mínimo, uma sensação – de perigo iminente para a circulação de bicicletas, clamando por infraestrutura cicloviária de proteção ou um tratamento de acalmamento de tráfego adequado. Não à toa, observa-se também maior uso de calçadas por parte de ciclistas, em busca de segurança. É o caso da Av. Ricardo Jafet. O único paralelo possível registrado em contagens anteriores é o da realizada na pista local da Marginal Pinheiros, em dezembro de 2016. Ali, em meio à disputa direta com ônibus e automóveis a altas velocidades, o levantamento registrou 159 ciclistas entre às 6h e 20h.

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Ciclofaixa iniciada e interrompida

Esta contagem de ciclistas foi realizada em parceria com o coletivo Bike Zona Sul assim que a notícia de que a implantação da ciclofaixa da Av. Ricardo Jafet foi interrompida pela nova gestão municipal. O projeto havia sido aprovado em junho de 2016 e já estava com verba liberada desde dezembro daquele mesmo ano. Na foto acima, vemos um trecho onde a pintura de solo já havia sido iniciada, com ciclistas já começando a usá-la – a obra foi parada em plena execução (mais sobre isso nesta reportagem do portal Bike é Legal).

 

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Sobre o método

O método utilizado para a contagem foi desenvolvido pela Associação Transporte Ativo, do Rio de Janeiro (www.transporteativo.org.br). Trata-se de uma planilha com um desenho esquemático do ponto de contagem, com espaços a serem preenchidos com a origem e o destino do ciclista, além de informações complementares, como acessórios, faixa etária, gênero, tipo de bicicleta etc.

 

LOCAL DA CONTAGEM

Av. Ricardo Jafet, esquina com a Rua Pero Correia, nº 1116.

 

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RESULTADOS
NÚMERO TOTAL DE CICLISTAS: 263
Média de ciclistas por hora: 18,79
Média de ciclistas por minuto: 0,31
Número de ciclistas que passaram pelo cruzamento no período de 14 horas  

 

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Horários mais intensos de fluxo de ciclistas:
Período da manhã: de 7h às 8h, totalizando 33 ciclistas    
Período da noite: de 18h às 19h, totalizando 42 ciclistas

 

 RicardoJafet2017 FluxoCiclistasPorTurno

 

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 GRÁFICOS – ORIGENS E DESTINOS

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Ilustração com o total de origens e destinos dos ciclistas.

 

RicardoJafet2017 OrigemDestino Combinados

 

GRÁFICOS – GÊNERO E FAIXA ETÁRIA

RicardoJafet2017 Genero GraficosCombinados

A exemplo de outras contagens realizadas em regiões sem acalmamento de tráfego e/ou sem infraestrutura de proteção a ciclistas, a proporção de ciclistas mulheres fica na faixa dos 3%. Em pontos de contagem onde há ciclovia ou ciclofaixa, esta proporção tende a aumentar para a faixa entre 9% e 14%.

 

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 GRÁFICOS – TIPOS DE BICICLETA

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RicardoJafet2017 TiposDeBicicleta2 GraficosCombinados

 

RicardoJafet2017 TiposDeBicicleta3 GraficosCombinados

 

 GRÁFICOS – MODO DE DESLOCAMENTO

RicardoJafet2017 ModoDeDeslocamento2 GraficosCombinados

 

RicardoJafet2017 ModoDeDeslocamento3 GraficosCombinados

 

Altos percentuais de ciclistas na contramão e/ou na calçada tendem a indicar uma busca maior por proteção com relação a veículos motorizados. Uma vez implantada a infraestrutura cicloviária, a tendência é que esses números caiam vertiginosamente, ficando abaixo dos 2%.

 

GRÁFICOS – DADOS COMPLEMENTARES

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 Realização
CICLOCIDADE – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo
www.ciclocidade.org.br
contato@ciclocidade.org.br
e
Bike Zona Sul
 
Coordenadora geral: Tais Balieiro
Coordenador local: Paulo Alves
 
Colaboradores voluntários:
Adriana Marmo
Alexandre Liodoro
Alexandre Ribeiro
Beni Fisch
Edu Medina
Paulo Alves
Rafael Calabria
Rodrigo Poggian
 
 
Esta contagem foi feita de acordo com metodologia desenvolvida pela
Associação Transporte Ativo
www.ta.org.br