Relatório de Contagem de Ciclistas – Marginal Pinheiros 2016
Marginal Pinheiros
Terça-feira, 13 de dezembro de 2016
Das 6h às 20h
Clique para baixar o Relatório de Contagem em PDF. Clique para baixar a Planilha com os Dados Brutos em XLSX. |
INTRODUÇÃO
Com o resultado das eleições municipais de 2016, a gestão que assumiria a Prefeitura Municipal anunciou que aumentaria as velocidades máximas das marginais Tietê e Pinheiros, fruto de uma promessa de campanha. As vias locais das marginais, onde bicicletas podem (permitidas pelo Código de Trânsito Brasileiro), devem e de fato trafegam, teriam suas velocidades aumentadas de 50km/h para 60km/h – exceto na pista da direita, faixa na qual ciclistas dividem o espaço com ônibus sem o devido cuidado por parte dos motoristas.
Com o objetivo de levantar dados sobre o número de ciclistas e pedestres afetados pela mudança da política de velocidades, a Ciclocidade, em parceria com a Cidadeapé e coletivos regionais de ciclistas, realizou duas contagens relacionadas às marginais: uma na Ponte da Freguesia do Ó, sobre a Marginal Tietê, e outra na pista local da Marginal Pinheiros. Este relatório se foca nos resultados da segunda contagem.
O ponto escolhido para esta contagem fica em plena via local da Marginal Pinheiros, na esquina da Av. João Doria e em frente à saída da estação de trem Morumbi, da CPTM. Uma vez que se trata de mão única, o fluxo maior de ciclistas se dá pela manhã, registrando pouca correspondência no período da tarde/noite – quem usa a calçada para se proteger o faz por poucas quadras, e não em deslocamentos mais longos.
Em regiões da cidade onde há expectativa de conflito com automóveis, é comum o fluxo de ciclistas registrar na faixa de 500-600 pessoas em bicicleta. Neste caso, o ponto escolhido registra um local de perigo iminente, apresentando resultado em outro patamar, com 159 ciclistas. Até certo ponto, tal número é esperado: são poucos, e normalmente homens, que se dispõem a se expor ao tráfego inclemente das marginais de São Paulo, ainda que na via local.
Faz-se necessário notar que a ciclovia da Marginal Pinheiros passa em paralelo à via local da Marginal Pinheiros onde foi realizada a contagem. No entanto, o acesso a ela é restrito a poucos pontos, o que inibe seu uso para quem quer fazer deslocamentos não cobertos por eles.
Contagem de pedestres
Já a contagem de pedestres, realizada pela Cidadeapé, estava posicionada logo à saída da estação de trem Morumbi, da CPTM, registrando incríveis 19.302 pedestres em dois turnos de contagem – das 6h às 13h (11.008 pedestres) e das 15h às 20h (8.294 pedestres). Quem disse que não há pedestres nas marginais?
Sobre o método
O método utilizado para a contagem foi desenvolvido pela Associação Transporte Ativo, do Rio de Janeiro (www.transporteativo.org.br). Trata-se de uma planilha com um desenho esquemático do ponto de contagem, com espaços a serem preenchidos com a origem e o destino do ciclista, além de informações complementares, como acessórios, faixa etária, gênero, tipo de bicicleta etc.
LOCAL DA CONTAGEM
Marginal Pinheiros, esquina com a Av. João Doria
RESULTADOS
NÚMERO TOTAL DE CICLISTAS: 159
Média de ciclistas por hora: 11,36
Média de ciclistas por minuto: 0,19
Número de ciclistas que passaram pelo cruzamento no período de 14 horas
Horários mais intensos de fluxo de ciclistas:
Período da manhã: de 6h às 7h, totalizando 31 ciclistas
Período da noite: de 16h às 17h, totalizando 14 ciclistas
GRÁFICOS – ORIGENS E DESTINOS
Ilustração com o total de origens e destinos dos ciclistas.
GRÁFICOS – GÊNERO E FAIXA ETÁRIA
Embora a proporção de mulheres ciclistas registrada esteja na faixa de 3%, ou seja, similar à de regiões periféricas ou com pouca/nenhuma proteção, em números brutos essa porcentagem equivale a apenas 5 mulheres.
O número de ciclistas adolescentes leva a mesma observação com relação às mulheres: embora a proporção esteja na faixa de 4%, em números brutos essa porcentagem equivale a apenas 6 adolescentes em bicicleta.
GRÁFICOS – TIPOS DE BICICLETA
GRÁFICOS – MODO DE DESLOCAMENTO
Ciclistas usam a calçada, ou mesmo a contramão, da via local da marginal para trajetos curtos. Muito provavelmente, a ocorrência de ciclistas na contramão cairia substancialmente caso a ciclovia que acompanha a linha de trem da Marginal Pinheiros tivesse acessos mais fáceis e menos distantes entre si.
GRÁFICOS – DADOS COMPLEMENTARES
Realização
CICLOCIDADE – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo
www.ciclocidade.org.br
contato@ciclocidade.org.br
e
Cidadeapé, Bike Zona Sul
Coordenadora geral: Tais Balieiro
Coordenador local: Tais Balieiro
Colaboradores voluntários:
Adriana Marmo
Alex Gomes
Claudia Hallage
Daniel Guth
F. Pepe Guimarães
Giulia Grillo
Luciana Souza
Mizaelle Almeida
Paulo Alves
Thais Oewel
Esta contagem foi feita de acordo com metodologia desenvolvida pela
Associação Transporte Ativo
www.ta.org.br