Relatório Contagem - Av. São Miguel com Rua Abel Tavares - Setembro-2020

 

C O N T A G E M DE C I C L I S T A S

Av. São Miguel com Rua Abel Tavares

• quinta feira, 24 de setembro de 2020 •

• das 6h às 20h •




foto Rogério dos Santos Raimundo

INTRODUÇÃO

Esta contagem faz parte de um projeto de quatro contagens na região de Ermelino Matarazzo. A escolha do território se deu a partir de uma combinação entre um olhar inicial sobre os dados de viagens de bicicleta da Pesquisa Origem e Destino 2017 do Metrô e uma avaliação conjuntural de quais subprefeituras da cidade a Ciclocidade conseguiria ter boa capacidade de interlocução, de modo a promover alguma incidência.  

É a primeira vez que este levantamento é realizado neste ponto, o cruzamento da Avenida São Miguel com a Rua Abel Tavares. 

No que se refere à malha cicloviária, a Subprefeitura de Ermelino Matarazzo possui 26,1 km de infraestrutura implantada. A malha de ciclovias e ciclofaixas segue o perfil das faixas de ônibus, com trajetos em geral bem conectados entre si.

De acordo com o PlanMob 2015, há alguns corredores de ônibus previstos para serem implantados na Subprefeitura e o conhecimento sobre a implantação desses corredores é importante pois a Lei 16.885/2018, que atualiza o Sistema Cicloviário de São Paulo, diz que “todos os projetos de reforma, ampliação ou construção de vias públicas devem contemplar o acesso e circulação de bicicletas, em conformidade com estudos técnicos” (Artigo 10). Corredores de ônibus, portanto, devem garantir, desde o projeto, a circulação segura de ciclistas.

Em ambas as vias que compõem o cruzamento onde foi realizada a pesquisa, há faixas de ônibus, porém não são exclusivas, em nenhum horário do dia.

De acordo com o PlanMob 2015, há alguns corredores de ônibus previstos para serem implantados na Subprefeitura, dentre eles o corredor de ônibus Augusto Antunes - Abel Tavares. No eixo radial, com ligação rumo ao centro, está previsto: ao norte, corredor Assis Ribeiro (2024); ao centro, corredor Celso Garcia - Fase 1 (passando pela Av São Miguel). No eixo perimetral, fazendo uma ligação norte-sul, há o corredor Augusto Antunes - Abel Tavares (2024), passando pelas avenidas de mesmo nome.

No sentido perimetral do território, interligando os bairros, estão a ciclovia Abel Tavares e a ciclofaixa Paranaguá, ambas ligando a Av. São Miguel com a Av. Assis Ribeiro. Parecem fazer falta estruturas que liguem a Av. São Miguel com a estação USP Leste e alguma estrutura que cruze o distrito da Ponte Rasa. A Avenida São Miguel, possui ciclofaixa, mas não em toda sua extensão.

Em levantamento realizado pela Ciclocidade no segundo semestre de 2018, percebeu-se que o estado de manutenção da malha cicloviária existente em Ermelino Matarazzo possui problemas pontuais. Dentre eles, está a promoção do apagamento de um trecho de ciclofaixa na Rua Abel Tavares ao lado de uma igreja. O trecho foi transformado em ciclorrota pela CET. No momento da auditoria, a tinta que apagava a ciclofaixa havia saído, evidenciando a estrutura original.

Do Plano Cicloviário 2019, cerca de 7 km seriam implantados até 2020 no território da Subprefeitura: a continuação da ciclofaixa da Av Assis Ribeiro e infraestruturas cicloviárias nas avenidas São Miguel e Águia de Haia.

foto Rogério dos Santos Raimundo

Sobre o método

O método utilizado para a contagem foi desenvolvido pela Associação Transporte Ativo, do Rio de Janeiro (www.transporteativo.org.br). Trata-se de uma planilha com um desenho esquemático do ponto de contagem, com espaços a serem preenchidos com a origem e o destino do ciclista, além de informações complementares, como acessórios, faixa etária, gênero, tipo de bicicleta etc.

 

LOCAL DA CONTAGEM

Avenida São Miguel com Rua Abel Tavares

Imperador2016_Mapa3.jpg

Imperador2016_Mapa2.jpg

RESULTADOS

NÚMERO TOTAL DE CICLISTAS

447

Média de ciclistas por hora

31,93

Média de ciclistas por minuto

0,53

Número de ciclistas que passaram pelo cruzamento no período de 14 horas





Horários mais intensos de fluxo de ciclistas:

Período da manhã: de 7h às 8h, totalizando 48 ciclistas

Período da noite: de 18h às 19h, totalizando 55 ciclistas



GRÁFICOS - ORIGENS E DESTINOS

 

Ilustração com o total de origens e destinos dos ciclistas.





GRÁFICOS - GÊNERO E FAIXA ETÁRIA




O número de mulheres foi baixo, como geralmente se nota nas zonas periféricas, representando 4%, porém maior do que registrado na Estrada do Imperador com Av. Águia de Haia (3%). 

O número de crianças e/ou adolescentes em bicicleta, representou 5%, menor do que registramos nas contagens em outros bairros periféricos, como Heliópolis (7%), Av. Inajar de Souza (8%) e Estrada do Imperador com Águia de Haia (12%). O pico aconteceu a partir das 13h.

O número de idosos e idosas representou 3%, mesma porcentagem da Imperador com Águia de Haia.


foto Eduardo Magrão

 

GRÁFICOS - TIPOS DE BICICLETA



Há pouca incidência de bicicletas de serviço neste ponto. Bicicletas elétricas, skates ou patinetes não aparecem. Não há serviço de compartilhamento de bicicletas.

 

GRÁFICOS - MODO DE DESLOCAMENTO


É bastante comum em cruzamentos onde as conexões das infraestruturas cicloviárias não estão bem resolvidas este elevado número de ciclistas que usam a calçada e saem da ciclovia ou ciclofaixa para poder acessar outra via ou mesmo cruzar a mesma via. Neste caso, para acessar a ciclofaixa da São Miguel, muitos ciclistas saem da ciclovia da Abel Tavares e pegam a calçada.

GRÁFICOS - DADOS COMPLEMENTARES




fotos Rogério dos Santos Raimundo

 

EM NÚMEROS

Complementos

nº de ciclistas

% aproximada de ciclistas

Fora da Ciclovia

67

15%

Na calçada*

56

13%

Na contramão*

31

7%

Mulher

18

4%

Criança/Adolescente

24

5%

Mais de 60 anos

12

3%

Luzes

21

12%

Capacete

79

18%

Mochila/Bagagem

207

46%

Serviço/Cargueira/Triciclo

16

4%

Bicicleta Elétrica

2

0,4%

Skate

0

0%

Carona / garupa

6

1,3%

 

* “Na calçada” e “na contramão” pode ser em qualquer situação: tanto no trecho compreendido pelo ciclovia, como em outros trajetos.

Aspectos Territoriais - Local da Contagem e Arredores

 

Tipo de Estrutura Cicloviária

Abel Tavares possui uma ciclovia de canteiro central. A Avenida São Miguel, possui ciclofaixa, mas não em toda sua extensão.

Estrutura Cicloviária prevista

Está sendo feita a continuação da ciclofaixa da Av São Miguel, já prevista no Plano Cicloviário 2019.

Número de faixas de tráfego motorizado

Na Avenida Abel Tavares são 3 faixas de tráfego motorizado de cada lado. Na São Miguel são 3 faixas de tráfego motorizado de cada lado. Em ambas as vias, os ônibus circulam pelas faixas da direita, porém não são exclusivas em nenhuma franja de horário.

Velocidade regulamentada na via

A velocidade regulamentada nas avenidas é de 50 Km por hora. 

Conexões

  1. Transporte Público

Perto do ponto da contagem, passam várias linhas de ônibus rumo ao Parque Dom Pedro e outras regiões centrais da cidade. Não há estações de metrô perto. As Estações de trem mais perto são: USP Leste, aproximadamente 4Km e Estação Comendador Ermelino, aproximadamente 6,5Km.

  1.   Outras Infraestruturas Cicloviárias

A ciclovia Abel Tavares e a ciclofaixa Paranaguá, ambas ligam a Av. São Miguel com a Av. Assis Ribeiro. Parecem fazer falta estruturas que liguem a Av. São Miguel com a estação USP Leste e alguma estrutura que cruze o distrito da Ponte Rasa. 

  1.   Equipamentos Culturais, de Lazer, Educacionais, de Saúde etc.

Ocupação Cultural de Ermelino (aproximadamente 2Km). Próximo à Caixa D’água, ponto de referência da região.

Uso do solo

Uso do solo variado e misto, composto por algumas residências, pequenos comércios,  concessionárias de automóveis e equipamentos públicos.

Arborização

A presença de árvores é muito escassa em ambas as vias.

 

Realização

CICLOCIDADE - Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo

www.ciclocidade.org.br

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

e

Bike Zona Leste

 

Coordenadora geral: Tais Balieiro

Coordenador local: Rogério dos Santos Raimundo

 

Colaboradores:

Adriano Pereira dos Santos

Leandro

Suzana Maia

Laerte Bernardi

João Bosco Timóteo de Carvalho

Alberto Rodrigues Camargo

Márcia Ferreira Nogueira

Otto Fernog Gonçalves

Felipe Placiano Claros

Maiar Darweesh

Eduardo Magrão

 

Esta contagem foi feita de acordo com metodologia desenvolvida pela

Associação Transporte Ativo

www.ta.org.br



Imperador2016_Equipe1.jpg

 

Imperador2016_Equipe3.jpg

Imperador2016_Equipe2.jpg