Ata Reunião Geral Ciclocidade - Março 2016

Ata Reunião Geral da Ciclocidade - Março 2016

 

Data: 09 de março de 2016

Local: Centro Cultural São Paulo - Sala de Debates - Rua Vergueiro, 1000.

 

Pauta

  1. Eleições internas da Ciclocidade

  2. Eleições do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT)

 

1. Eleições do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes

Sobre eleições do CMTT e paridade de gênero, questões abordadas na última reunião, membros da Câmara Temática - Rafael Calábria, Roberson, Carlos Crow, Daniel Guth - apresentaram as pautas e decisões comuns que envolvem mobilidade na cidade:

  • não concordam com a duplicação das vagas do Conselho que pode chegar a ter 96 integrantes;

  • afirmam a busca por paridade de gênero na Câmara Temática de Bicicleta que integra o CMTT;

  • várias organizações ligadas a mobilidade a cidade estão se organizando para ocupar as cadeiras que tratem desse tema, dentre elas, Ciclocidade, Mobilidade a Pé etc.

  • propõe-se que a ocupação dessas cadeiras sejam um exemplo como atender a paridade de gênero, considerada como imprescindível, e de como constituir representações e pautas pertinentes as questões abordadas conjuntamente pelos movimentos e organizações sociais;

  • mapear as cadeiras passíveis de ocupação pelo tema da mobilidade para defnição dessas ocupações no movimento por mobilidade;

  • pactou-se quais as pautas pertinentes e estratégicas para política de mobilidade, neste sentido, para o CMTT: posicionamento acerca das ruas abertas para as pessoas e debate sobre velocidade, por exemplo; e, para a Câmara Temática, questões específicas sobre a bicicleta;

  • Foram aventados nomes e representações das instituições para eleição do CMTT, considerando a paridade, dando exemplo de como compor instâncias participativas; integrantes da Câmara Temática ficaram de levantar e organizar os nomes para eleição.

 

O GT Gênero da Ciclocidade - Marina Harkot, Cyra Malta - tomaram posicionamento, assim como a Secretaria de Politica das Mulheres, acerca da paridade de gênero e corroboraram com a carta de repúdio que as organizações envolvidas com mobilidade estão apresentando.

 

2. Eleições internas da Ciclocidade

A Ciclocidade se prepara para nova eleição de diretoria, prevista para abril de 2016. Convoca a formação da comissão eleitoral e candidatos para conselho fiscal para acompanhar as ações da associação no período de 2016 a 2018.

 

Haverá o lançamento do edital para candidaturas, assim que a comissão eleitoral começar a atuar e, neste momento, existe uma chapa sendo composta e na intenção que outras chapas concorram e que seja observado a paridade de gênero nessas composições. Chapa prevista: Daniel Guth, João Lacerda, Gabriel Di Pierro, Letícia Lemos, Victor Barreto.

 

Para o processo de gestão futuro da associação, a atual gestão propõe a criação de um conselho consultivo, a ser aprovado com mudança de estatuto, inclusive, em assembleia geral que regerá as eleições.

 

Encaminhamentos:

CMTT e Câmara Temática da Bicicleta

Eleição de Diretoria da Ciclocidade

  • Formação da comissão eleitoral da diretoria Ciclocidade 2016-2018, compostos por: Carlos Crow, André Leme e Alexandre Ribeiro, com auxílio da secretaria executiva, Liduína Lins, para organização de prazos e documentações.

  • Formação do novo conselho fiscal, se candidataram: Guga Machado, Cyra Malta e Marco Braun.

  • Diretoria com secretaria executiva consultarem os conselheiros fiscais atuais sobre disposição e disponibilidade para permanecerem neste conselho.